VOLTA AO PASSADO

Petrobras anuncia fim da Política de Paridade de Importação (PPI) adotada durante governo Temer

Medida busca maior flexibilidade nos preços dos combustíveis e impactar setor de energia no Brasil.

Ipolítica

Decisão reflete a busca por uma nova estratégia para equilibrar a rentabilidade da empresa e garantir um ambiente competitivo no setor de energia.
Decisão reflete a busca por uma nova estratégia para equilibrar a rentabilidade da empresa e garantir um ambiente competitivo no setor de energia. (Foto: André Motta de Souza / Agência Petrobras)

BRASÍLIA - A Petrobras, estatal brasileira responsável pela exploração e produção de petróleo, anunciou nesta terça-feira (16) o fim da Política de Paridade de Importação (PPI), adotada durante o governo do ex-presidente Michel Temer. A medida tem como objetivo proporcionar maior flexibilidade na formação dos preços dos combustíveis e impacta diretamente o setor de energia.

A Política de Paridade de Importação (PPI) foi implementada pela Petrobras em outubro de 2016, durante o governo Temer, como parte de uma série de medidas para tentar reequilibrar as finanças da empresa e reduzir as interferências políticas nos preços dos combustíveis. A estratégia buscava alinhar os preços praticados no mercado interno com as variações dos preços internacionais do petróleo e seus derivados.

A adoção da PPI implicava em reajustes frequentes nos preços dos combustíveis, principalmente da gasolina e do diesel, de acordo com as oscilações do mercado internacional. A intenção era garantir uma margem de lucro para a Petrobras, considerando as flutuações do câmbio e das cotações do petróleo no exterior.

Entretanto, a política de paridade de importação também foi alvo de críticas e gerou polêmicas ao longo do tempo. A alta volatilidade dos preços dos combustíveis no mercado interno e o impacto direto no bolso dos consumidores despertaram questionamentos sobre a sua efetividade e os reflexos na economia nacional.

Com o fim da PPI, a Petrobras pretende adotar uma nova abordagem para a formação de preços, buscando maior flexibilidade e considerando a competitividade do mercado. A medida representa uma mudança significativa na política de preços dos combustíveis e pode influenciar diretamente os valores praticados nos postos de abastecimento.

É importante destacar que a decisão da Petrobras ocorre em um momento de debate acalorado sobre os preços dos combustíveis, que atingiram patamares elevados nos últimos meses. A questão dos preços dos combustíveis é sensível, uma vez que impacta diretamente a inflação, o poder de compra dos consumidores e os custos do transporte de mercadorias.

A decisão da estatal brasileira reflete a busca por uma nova estratégia para equilibrar a rentabilidade da empresa e garantir um ambiente competitivo no setor de energia. A expectativa é que o novo modelo de precificação seja mais flexível e permita uma melhor adaptação às condições do mercado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.