Saúde

Entenda como o sobrepeso na meia idade afeta a 'melhor idade'

Segundo cientistas, pessoas com sobrepeso (ou obesidade) na meia-idade têm chance maior de se tornaram idosos frágeis 21 anos depois.

Imirante.com

Atualizada em 16/05/2023 às 16h33

SÃO LUÍS - Mais da metade dos maranhenses está acima do peso. Os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, do Ministério da Saúde, revelaram  que dos 58% dos maranhenses nessa situação, mais de 36% estão com sobrepeso, 15,6% atingiram a obesidade leve, 4, 43% a severa e 1,46% o grau mórbido. Todos os percentuais subiram de 2019 a 2022.

Uma pesquisa divulgada na revista científica “BMJ Open” aponta que, após os 45 anos, o aumento de peso é um indicador de futuros problemas de saúde. De acordo com cientistas noruegueses, pessoas com sobrepeso (ou obesidade) na meia-idade têm chance maior de se tornaram idosos frágeis 21 anos depois.

Ao Imirante.com, sob essa perspectiva, Vanessa Goltzman, fisiologista do exercício e especialista em saúde e emagrecimento, falar sobre os impactos do sobrepeso na meia idade e o reflexo desta condição de saúde na terceira idade. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.