Projetos sociais

Alunos da UFMA participam de projeto de inovação com associações comunitárias do Itaqui-Bacanga

Contratados como mentores juniores, os alunos ajudam entidades comunitárias a escrever e planejar projetos sociais.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 10/05/2023 às 16h21
A ação contribui para que as associações fortaleçam a atuação em periferias de São Luís.
A ação contribui para que as associações fortaleçam a atuação em periferias de São Luís. (divulgação)

SÃO LUÍS - Colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula e ainda ajudar no desenvolvimento de territórios em situação de vulnerabilidade em São Luís. Esses são os objetivos que os alunos do curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) têm alcançado como estagiários da consultoria especializada em impacto social Su Causa Mi Causa, que atualmente está coordenando um projeto com organizações sociais da região Itaqui-Bacanga.

Contratados como mentores juniores, os alunos ajudam entidades comunitárias a escrever e planejar projetos sociais, além de orientar sobre questões referentes à administração de organizações do terceiro setor. Esse conhecimento é imprescindível para que as associações levem ações sociais para bairros da periferia de São Luís, onde há carência de políticas públicas.

Para Luciane Maramaldo, mentora júnior e aluna da UFMA, a experiência na Su Causa Mi Causa ajuda a complementar a formação superior. “Tivemos uma aula breve sobre ESG na faculdade, mas aqui, além de ver metodologias na prática, é uma oportunidade de aprender mais e ajudar essas organizações do terceiro setor a levar desenvolvimento para a região delas”, destacou.

O também mentor júnior e aluno da UFMA, Francisco Azevedo, destacou a importância de participar de um projeto na sua própria comunidade. “O projeto atende a região do Itaqui-Bacanga, que é a região onde eu moro. É uma forma de devolver o que eu aprendi na universidade para as pessoas da minha região”, afirmou.

O formato de trabalho com prática e momentos de aprendizado é a metodologia da Su Causa Mi Causa para potencializar a carreira de profissionais que estão entrando no mercado. Além da experiência prática, os mentores juniores também recebem conhecimento por meio do Su Causa Academy, que são mini-workshops com profissionais regionais especializados em áreas ligadas a pautas socioambientais, como Teoria da Mudança, Geração de Valor Compartilhado, Empoderamento e empreendedorismo feminino, e Direitos Humanos.

De acordo com a diretora da Su Causa Mi Causa, Monique Moraes, incluir alunos no processo de mentoria é uma forma de também impactar positivamente a formação.

“A grande demanda por profissionais com experiência em ESG, demonstrou que o mercado regional ainda tem dificuldade em recrutar quem possa trabalhar com indicadores e avaliação de impacto dos projetos socioambientais. Essas habilidades e conhecimento podem ser desenvolvidos em projetos como esse, já que dentro da sala de aula os alunos não entram em contato com teorias sobre impacto social e, além disso, as ementas das universidades ainda não estão acompanhando essa pauta atual do mercado.”, destacou Monique.

Para a profa. Amanda Ferreira, pesquisadora do Grupo de Estudos em Planejamento e Gestão de Pessoas Gep2 do curso de Administração da UFMA, as atividades práticas complementam a educação dos estudantes. “Os alunos precisam de campos de estágio diversos para terem uma formação profissional mais completa. Assim, essa oportunidade de mentoria no projeto comunidade 3.0 vai permitir o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, em um meio que eles não são acostumados, mas precisam conhecer e entender melhor”, avaliou a professora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.