Análise

Recurso para o transporte público tem, falta buscar

Governo federal tem o programa Refrota que tem disponível R$ 4 bilhões para investimentos em novos veículos para o transporte público nas cidades.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 04/05/2023 às 09h06
Um dos pontos de maior reclamação de usuários do transporte público é a condição dos veículos disponíveis
Um dos pontos de maior reclamação de usuários do transporte público é a condição dos veículos disponíveis (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Desde a semana passada, quando ainda persistia a greve dos rodoviários, uma informação chamou atenção: um recurso federal disponível para renovação da frota do sistema de transporte público nas cidades brasileiras. 

Por meio do programa Refrota, a iniciativa privada e também o poder público podem financiar a compra de novos veículos. A existência de tal programa foi levada ao público pelo deputado federal Duarte Júnior (PSB), que foi até a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana para saber qual o montante de verba disponível.

Segundo informou nas redes sociais o parlamentar, são R$ 4 bilhões disponíveis para as prefeituras e também iniciativa privada onde o serviço público de transporte é cedido a empresas privadas.

Mas com tanto recurso, fica a dúvida de por qual motivo a Prefeitura de São Luís não buscou tais recursos diante da crise e caos que vive o sistema de transporte na capital? 

Ao Imirante, a Prefeitura de São Luís se manifestou sobre a busca de investimentos para a área da mobilidade urbana. Em nota, a gestão de Eduardo Braide (PSD) diz que o prefeito tem atuado como membro da Frente Nacional dos Prefeitos para viabilizar investimentos no sistema de transporte público da capital.

Ainda segundo a nota, a entidade tem tratado diretamente com o governo federal sobre o apoio ao sistema público de transporte no Brasil.

Pelo visto, não é por falta de recurso que o sistema público não pode melhorar e trazer um padrão de cidadania melhor para os usuários, que representa cerca de 70% da população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.