NÃO PODE SAIR DO PAÍS

Apreensão do passaporte de Bolsonaro é ordenada por Alexandre de Moraes

Operação realizada por ordem de ministro do STF também determinou apreensão do passaporte do ex-presidente.

Ipolítica

- Atualizada em 03/05/2023 às 18h36
Apreensão do passaporte de Bolsonaro foi ordenada em meio a operção que investiga supostas fraude em cartão de vacina.
Apreensão do passaporte de Bolsonaro foi ordenada em meio a operção que investiga supostas fraude em cartão de vacina. (Reprodução)

BRASÍLIA - A operação realizada nesta quarta-feira (03) que investiga uma suposta fraude em cartões de vacinação também resultou na apreensão do passaporte de Bolsonaro. Determinada por Alexandre de Moraes, a operação ainda resultou em prisões, buscas e apreensões contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Além do passaporte, o ministro do STF ainda determinou que fossem apreendidas "armas, munições, computadores, passaporte, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos" dos alvos da operação, incluindo o ex-presidente.

Há suspeitas de que o ex-presidente teria inserido informações falsas sobre a vacinação do ex-presidente e de sua filha. Seis pessoas foram presas na operação deflagrada pela PF, entre elas Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do presidente. A apreensão do passaporte de Bolsonaro é vista como uma tentativa de impedir possível fuga para fora do país.  

Segundo a Polícia Federal, os sistemas adulterados do Ministério da Saúde chegaram a indicar que duas doses de vacinas da Pfizer contra Covid teriam sido aplicadas em Jair Bolsonaro. Após a operação, o ex-presidente negou que ele e a filha tenham se imunizado.

Ainda segundo a PF, o grupo ainda teria como objetivo "seria manter coeso o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a covid-19”, no que parece uma referência às ações do ex-presidente durante a pandemia, caracterizadas por sabotagem a medidas de prevenção, oposição à vacinação e campanhas de desinformação sobre a doença.

Após a operação, Bolsonaro negou qualquer fraude e disse que não tomou a vacina contra a covid-19, assim como sua filha, Laura Bolsonaro. "Não tomei a vacina. Nunca me foi pedido cartão de vacina [para entrar nos EUA]. Não existe adulteração da minha parte. Não tomei a vacina, ponto final. Nunca neguei isso. Havia gente que me pressionava para tomar, natural. Mas não tomava, porque li a bula da Pfizer", disse o ex-presidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.