Reclamou

Gastão Vieira afirma que houve fraude na eleição e diz que quer mandato de volta

Ex-deputado federal apontou reportagem do Fantástico como prova de que houve fraude no processo eleitoral de 2022.

Ipolítica

Gastão Vieira fez desabafo por meio de seu perfil em rede social
Gastão Vieira fez desabafo por meio de seu perfil em rede social (Rodrigo Bonfim)

SÃO LUÍS - O ex-deputado federal Gastão Vieira (PT) afirmou que a eleição de 2022 par deputado federal no Maranhão ocorreu em meio a fraudes.

De acordo com o político, reportagem do Fantástico, da Rede Globo, veiculado no último domingo, comprova as fraudes. 

O programa jornalístico apresentou reportagem co denúncia de desvios de recursos públicos na saúde de quase 50 municípios do estado. Os recursos foram destinados às prefeituras por meio da emenda de relator, o chamado orçamento secreto, viabilizado por meio do Congresso Nacional.

“A matéria de ontem no Fantástico comprova o que sempre falamos: a eleição de deputados em 2022 está contaminada por fraudes. Quero meu mandato de volta!”, escreveu em seu perfil em rede social. 

E completou, ao responder comentário de internautas: “estou fora da política. Minha indignação é de saber que não se vota mais, se compra voto, com dinheiro da saúde, da educação”.

Denúncia

De acordo com a reportagem do Fantástico, 93% de toda a verba do país destinada ao tratamento pós-Covid foi encaminhada para cidades do Maranhão. 

As prefeituras do estado receberam R$ 1.099.809.089,13 nos últimos dois anos apenas com emendas do relator voltadas para a Saúde. 

Das quase 50 cidades suspeitas, 25 tiveram verbas bloqueadas.

Mata Roma

Mata Roma, município com 17 mil habitantes, recebeu R$ 743.533 de janeiro a maio de 2022 para tratar pacientes que tiveram Covid-19. O valor é maior que o repasse de todas as cidades do Estado do Rio de Janeiro juntas.

Para receber a verba, a prefeitura de cada cidade deve listar os pacientes que tiveram a doença, e o recurso é transferido, automaticamente, no mês seguinte do SUS para o fundo de saúde dos municípios.

A reportagem do Fantástico mostra ainda que Mata Roma tem dois fisioterapeutas no serviço público. Isso quer dizer que na prática cada um deveria atender 260 pacientes por dia.

Até o ano passado, havia 652 casos da doença em Mata Roma, e o número de tratamento pós-Covid saltou para 34.280. Nesta lista de reabilitação da Covid-19 aparecem inclusive nomes de pessoas que já faleceram ou de quem afirmou nunca ter feito tratamento nenhum. Tem pessoas cujos nomes constam em listas de outras cidades.

A Prefeitura de Mata Roma informou ao Fantástico que abriu uma sindicância administrativa. que exonerou o secretário municipal de Saúde e que está à disposição das autoridades. Disse também que até o início do próximo mês todos os postos estarão funcionando.

“As investigações do Ministério Público do Maranhão apontam para a possibilidade de um sistema informatizado talvez até com a utilização de algoritmo suspeita de que existe uma coordenação na alimentação desses dados”, afirmou o procurador da República Juraci Guimarães.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.