Animais de estimação

Amigo e apoio emocional: a TerraZoo explica a importância de um pet de suporte emocional

A interação entre pessoas e animais provoca um efeito químico e biológico.

Publipost / Terra Zoo

Atualizada em 26/04/2023 às 11h02
A interação entre pessoas e animais é essencial. (Foto: divulgação / TerraZoo)
A interação entre pessoas e animais é essencial. (Foto: divulgação / TerraZoo)

Todos sabem o bem-estar que um pet gera no ser humano, mas, para algumas pessoas esse benefício é ainda maior e mais necessário. Nem todo mundo conhece o termo, porém, ele é um excelente aliado no auxílio de tratamento psicológico: é o pet de suporte emocional. 

A interação entre pessoas e animais provoca um efeito químico e biológico com a liberação de hormônios como a ocitocina, vasopressina e endorfina, e é de olho neste fenômeno que especialistas recomendam a adoção de cães e gatos como suporte em terapia assistida com crianças autistas, pacientes com deficiência mental e pessoas em situação de depressão, por exemplo. 

Os animais de assistência emocional ou animais de apoio emocional são animais que ajudam pacientes com transtornos psicológicos, a exemplo da ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e autismo. Além dos cachorros, estão nesta lista os gatos, os coelhos, os cavalos e até as tartarugas, desde que não sejam notoriamente perigosos, ferozes, venenosos ou peçonhentos.

(Foto: divulgação / Terra Zoo)
(Foto: divulgação / Terra Zoo)

Para Giuliana Morelli, tutora da Zaya, um pet de suporte emocional, o animal foi extremamente importante e mudou a sua vida.
“A Zaya veio para mudar a minha vida e conseguiu. Ela me traz conforto, segurança e me motiva a cada dia que passa ser uma pessoa melhor e independente”, destaca Giuliana.

A Zaya já é a sua segunda doguinha de suporte emocional da Giuliana, o primeiro pet foi um poodle, que hoje possui 11 anos. De acordo com a tutora, a Zaya chegou na sua vida quando ela já não estava mais em crise forte, mas o Kid (um poodle, que foi seu primeiro pet de suporte emocional) foi uma virada de chave. 

“A depressão e ansiedade fazem você se sentir sozinho, por mais que esteja rodeada de pessoas. Foi ele que estava lá por mim no meu pior momento, que lambia meu rosto em diversos dias ruins e não saia por nada do meu lado. A Zaya veio para completar meu coração”, reforçou a tutora sobre a importância deste apoio. 

Zaya é um pet de suporte emocional e também Embaixapet da TerraZoo, e fornece à sua tutora apoio terapêutico e melhor qualidade de vida.

Qual o benefício em registrar um animal de suporte emocional?

Eles são reconhecidos pelos profissionais de saúde como terapeuticamente necessários, principalmente para pessoas com certas condições, como ansiedade e depressão. 

(Foto: divulgação / TerraZoo)
(Foto: divulgação / TerraZoo)

Vale destacar que para ter este tipo de suporte não é necessário o registro em um órgão competente específico, o processo é simples e requer apenas que o profissional de saúde ateste que a pessoa necessita da companhia do pet para seu conforto emocional em ocasiões como viagens, por exemplo.

Outro fator importante é que o pet de suporte emocional, apesar de não precisar de uma “formação” como os cães de serviço, eles precisam saber se portar em locais públicos. Então é interessante que pelo menos saibam comandos básicos, para que obedeça ao tutor e interagir adequadamente em locais públicos. 

Como registrar um pet de suporte emocional?

Converse sobre animais de suporte emocional com um profissional de saúde mental. Se estiver pensando em adquirir um cachorro de suporte, é importante conversar sobre suas opções com seu psicólogo ou psiquiatra. Ele o aconselhará se esse tipo de animal pode ser útil para você.

Se você conhece alguém que também necessita de apoio de suporte emocional, oriente essa pessoa a procurar um especialista, ter um pet de apoio, pode ser uma excelente e saudável opção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.