Segurança nas escolas

Operação contra ameaças às escolas já prendeu um homem e apreendeu 27 adolescentes no MA

A SSP-MA informou que não houve nenhum ataque a escolas, e a Seduc mantém o funcionamento normal de todas as escolas.

Imirante.com

Atualizada em 20/04/2023 às 10h40
Escolas municipais estarão em funcionamento nesta quinta (20). (Foto: Arquivo/O Estado)
Escolas municipais estarão em funcionamento nesta quinta (20). (Foto: Arquivo/O Estado)

SÃO LUÍS - Um homem foi preso, e 27 adolescentes foram apreendidos, até o momento, e estão à disposição da Justiça, suspeito de ameaças às escolas, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA). Nenhum ataque foi registrado do Estado.

“A SSP esclarece que não houve nenhum ataque a escolas do Estado e o Serviço de Inteligência das Forças de Segurança do Maranhão (Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) segue atuando para prevenir qualquer tipo de violência, priorizando a segurança da comunidade estudantil”, disse a pasta em nota enviada hoje (20), ao Imirante.

A Secretaria disse também que o homem, de 37 anos, que foi preso, também está à disposição da Justiça, mas o detalhamento de informações sobre a localização não será informado, para evitar a identificação e relacionamento com os adolescentes apreendidos, respeitando as orientações estabelecidas pelo ECA.  

Foi intensificado, ainda de acordo com a SSP-MA, o monitoramento das redes sociais, por meio do Departamento de Crimes Tecnológicos (DCCT/Seic), além do monitoramento dos canais 190 (Ciops) e o 181 (Disque Denúncia). As rondas da Polícia Militar também estão mais intensas. 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por sua vez, mantém o funcionamento normal de todas as escolas da rede pública estadual. 

Leia a nota da SSP-MA na íntegra:

"Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informa que continua efetuando o trabalho investigativo, em face da propagação de ameaças a instituições escolares, com intuito de prevenir episódios de violência. A SSP segue apurando e recebendo denúncias, através da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), que intensificou o monitoramento das redes sociais, por meio do Departamento de Crimes Tecnológicos (DCCT/Seic), além do monitoramento dos canais 190 (Ciops) e o 181 (Disque Denúncia). 

Até o momento, um homem foi preso e vinte e sete adolescentes foram apreendidos e estão à disposição da Justiça, por ameaças às escolas.

A SSP esclarece que não houve nenhum ataque a escolas do estado e o Serviço de Inteligência das Forças de Segurança do Maranhão (Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) segue atuando para prevenir qualquer tipo de violência, priorizando a segurança da comunidade estudantil.

No âmbito da Polícia Militar, todas as viaturas policiais intensificaram as rondas, as atividades de ponto fixo e abordagens no entorno das unidades educacionais. O Batalhão Escolar de Polícia Militar também foi reforçado e ampliou ainda mais as ações que, além da ronda escolar, realiza palestras e outras atividades educativas. 

Por fim, vale ressaltar que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) manterá o funcionamento normal de todas as escolas da rede pública estadual em todos os municípios maranhenses. A Seduc reitera que mantém canais de diálogo e amparo, via Ouvidoria, cujos contatos estão disponíveis no portal da Secretaria (www.educacao.ma.gov.br)".

Ainda nessa quarta-feira (19), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que, em São Luís, haverá funcionamento normal nas escolas da rede. Além disso, as Unidades Básicas de Ensino estão promovendo ações pelo dia da Amizade e do Amor, com uma corrente positiva e de enfrentamento da violência e medo. Houve reforço nas rondas escolares. Veja a nota da pasta municipal:

"A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que as escolas públicas municipais de São Luís estão em funcionamento normal nesta quinta-feira (20).

A Semed comunica, ainda, que as Unidades de Ensino Básico (UEBs) estão organizando uma série de ações pelo Dia da Amizade e do Amor nas Escolas, uma corrente positiva e de enfrentamento à violência e medo.

O Gabinete de Gerenciamento de Segurança Escolar (GES) providenciou, em parceria com as forças de segurança municipal e estadual, o reforço das rondas escolares para a manutenção do clima de paz nas escolas.

Foi recomendado às escolas a implantação de Comitê Permanente de Segurança Escolar para registrar, analisar e agir diante de qualquer situação. Além disso, tem acompanhado o empenho das famílias na orientação dos seus filhos e o comprometimento de todos pela cultura de paz nas escolas".
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.