Abril Laranja

Saiba o que você pode fazer para combater a violência contra animais

O mês de abril é marcado pela campanha contra a crueldade e violência aos animais.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 17/04/2023 às 17h43
Veja como garantir a saúde e segurança do seu animalzinho!
Veja como garantir a saúde e segurança do seu animalzinho! (Matheus Soares)

SÃO LUÍS - Com o objetivo de conscientizar a população e combater a violência contra os animais, a campanha “Abril Laranja” foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA), que também possui ações no Brasil.

Para entender a importância da campanha, é preciso conhecer as cinco liberdades que devem ser garantidas aos animais. Assim como os humanos, os bichinhos de estimação possuem necessidades nutricionais, ambientais, sanitárias e até sentimentais.

“Os animais sentem fome, frio, dor, então não devemos deixar que eles sofram essas injúrias. É preciso lembrar que eles devem estar sempre em condições onde consigam expressar o seu comportamento natural. Ou seja, eles precisam correr, brincar, e estar à vontade”, explica a Dra. veterinária Heva Cavallini.

Para evitar que um animal, seja ele de qualquer espécie, passe por situações de maus tratos, é preciso garantir que ele esteja:

  •  Livre de dor, injúrias e doenças
  • Livre de desconforto
  •  Livre de fome, sede e má nutrição
  •  Livre de medo e estresse
  •  Livre para expressar o seu comportamento natural

Além das cinco liberdades, a sociedade também deve entender que toda situação de maus tratos pode ser denunciada, para livrar o animal da exposição à violência, seja na rua, em casa, ou outros locais.

Como denunciar?

Caso presencie alguma situação de violência contra animais, a população pode realizar uma denúncia, de forma anônima, por meio de canais oficiais como a polícia civil. Veja os números disponibilizados para denúncias de maus tratos a animais em São Luís: 

  • 190: Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS)
  • Disque-Denúncia do Maranhão (São Luís): (98) 3223-5800

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.