PENALIDADE MÁXIMA

PGR pede prisão de Sergio Moro por brincadeira contra Gilmar Mendes

Denúncia, que pede prisão de Moro, foi feita após divulgação de vídeo onde o parlamentar faz insinuações sobre ministro.

Ipolítica

PGR quer parlamentar seja preso por piada contra Gilmar Mendes.
PGR quer parlamentar seja preso por piada contra Gilmar Mendes. (Reprodução)

BRASÍLIA - A Procuradoria-Geral da República (PGR) quer a prisão de Sérgio Moro, senador da República, após um vídeo em que o parlamentar aparece fazendo uma piada contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A denúncia, que pode resultar na prisão de Sérgio Moro, é assinada pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araujo.

“Em data, hora e local incertos, o denunciado Sergio Fernando Moro, com livre vontade e consciência, caluniou o Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Ferreira Mendes, imputando-lhe falsamente o crime de corrupção passiva, previsto no artigo 317 do Código Penal, ao afumar que a vítima solicita ou recebe, em razão de sua função pública, vantagem indevida para conceder habeas corpus, ou aceita promessa de tal vantagem”, justifica a procuradora.

Para ela, Moro “agiu com a nítida intenção de macular a imagem e a honra objetiva do ofendido, tentando descredibilizar a sua atuação como magistrado da mais alta Corte do País”.

O vídeo veio à tona nas redes sociais ainda na semana passada e foi amplamente compartilhado por internautas e noticiado pela imprensa. Na gravação, o senador encontra-se em um ambiente informal, aparentemente uma festa ao ar-livre, conversando com outras pessoas em clima de galhofa.

Ao ser "acusado" de receber suborno enquanto pega um copo, o senador responde à brincadeira dizendo que: “Não, isso é fiança… instituto. Pra comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes.”. Desse o senador enquanto sorria.

A assessoria do senador afirmou que “a fala foi retirada de contexto, tanto que [foi] divulgado só um fragmento, e não contém nenhuma acusação contra ninguém”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.