Interinidade

Adjunto assume Seduc durante viagem de Brandão à China

Anderson Lindoso substitui Felipe Camarão, que está no comando do Executivo.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 11/04/2023 às 15h05
Felipe Camarão assume o governo, e Lindoso, a Seduc
Felipe Camarão assume o governo, e Lindoso, a Seduc (Divulgação)

SÃO LUÍS - A viagem do governador Carlos Brandão (PSB) à China - integrando comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - não promoveu mudanças apenas no comando do Governo do Estado.

Como é o atual secretário de Estado da Educação, o vice-governador Felipe Camarão (PT) precisou licenciar-se do cargo para assumir o Executivo estadual.

No lugar dele na Seduc, assume interinamente o adjunto da pasta, Anderson Lindos.

“Nos próximos dias, estarei investido na função de Secretário de Estado da Educação, na missão de dar continuidade ao brilhante trabalho quem vem sendo realizado. Uma grande honra e responsabilidade!”, destacou Anderson Lindoso.

Brandão embarcou nesta terça-feira (11) com a comitiva presidencial para o país asiático. A viagem deveria ter ocorrido ainda em março, mas foi adiada porque o petista foi diagnosticado com uma pneumonia.

Além de Brandão, outros quatro políticos maranhenses integram a comitiva presidencial em agenda no país asiático. Saiba aqui quais.

A missão diplomática tem foco em acordos bilaterais em diversas áreas, como agricultura, ciência e tecnologia, meio ambiente, economia, comércio e investimentos. A delegação conta com 40 autoridades: cinco governadores, nove ministros, oito senadores e 19 deputados federais.

É a primeira vez que Brandão viaja ao país asiático após sua reeleição como governador, embora já tenha ido outras sete vezes como vice-governador, fechando parcerias de interesse do Maranhão. Já Lula é o primeiro presidente a ser recebido pelo chefe de Estado chinês, Xi Jinping, após assumir a Presidência da República em 1º de janeiro de 2023, para exercer o cargo pela terceira vez.

O governador Carlos Brandão destacou a importância dessa viagem para a economia do estado. “Quando eu era vice-governador, recebi a missão de ir a vários países prospectando investimentos. E fomos a mais de dez países. Fui sete vezes à China fazendo muitas reuniões na área portuária, na área da indústria, na área de siderurgia, na área de refinaria, empresa de esmagamento de soja. Chegou o período da covid, houve um recuo de todas as empresas no mundo inteiro. Mas agora nós estamos vivendo um novo momento. O presidente Lula abrindo o mercado nacional para os grandes empresários. E nós fomos convidados porque nós temos projeto pronto, bem adiantado, no que diz respeito à siderúrgica e à refinaria para o nosso estado”, pontuou.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.