BRASIL - “No café da manhã ou com aquele cafezinho no fim de tarde, o cuscuz sempre foi uma das melhores opções na minha alimentação”. Assim, a dona de casa Angela Lindoso, 52, afirma a sua preferência por esse alimento que tem origem africana, mas que ganhou popularidade no Nordeste brasileiro. É fato que existem diversas formas de consumir. Mas, afinal, que benefícios o cuscuz pode trazer para o seu organismo?
Quando se pensa em valor nutricional, o cuscuz é um prato recomendado até mesmo em dietas. A nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica, Danielle Cardoso, ressalta que esse alimento se destaca pela composição. “É fonte de carboidratos, portanto é energético, além de possuir minerais como cálcio, ferro, vitamina B6 e fibras. Sem contar que é de baixo custo e combina com várias preparações”, explica.
Se for agregado a proteínas como frango e carne desfiados, por exemplo, Angela explica que o cuscuz ajuda a trazer a sensação de saciedade. “Faz parte da minha cultura como maranhense e nordestina. Sempre que posso, faço receitas de cuscuz com ingredientes variados pois é um alimento que me deixa totalmente satisfeita, sem precisar comer algo em seguida. Posso viver a minha rotina muito bem alimentada”, conta.
Danielle lembra, ainda, que o cuscuz deve ser preservado e repassado de geração em geração. “É possível introduzir e estimular o consumo também na alimentação das crianças, que tendem a manter a cultura viva e só têm a ganhar com o sabor e a composição nutritiva e prática desse prato”, finaliza.
Presente no dia a dia de muitos brasileiros, a nutricionista destaca que o cuscuz faz bem à saúde, agregando uma série de benefícios importantes. Veja alguns a seguir:
- Melhora o funcionamento do cérebro;
- Ajuda no desenvolvimento de massa muscular, por isso é um queridinho como pré-treino para quem aposta em atividades físicas;
- Fonte de potássio, evita arritmias cardíacas;
- Auxilia na digestão;
- Previne a insônia
Saiba Mais
- Nova lei pretende estimular a produção de alimentos nas cidades
- Novo relatório mantém carnes fora da cesta básica
- Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar
- Má alimentação é um dos principais riscos para a saúde mundial, diz OMS
- Pesquisa traz dicas sobre como reduzir desperdício de alimentos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.