Passa a valer

Nova alíquota do ICMS dos combustíveis passa a valer hoje no Maranhão

Imposto passa a ter alíquota de 20% no combustível; lei foi aprovada em dezembro na Assembleia Legislativa.

Carla Lima/Ipolítica

ICMS de combustível fica maior no Maranhão a partir de hoje
ICMS de combustível fica maior no Maranhão a partir de hoje (Foto: José Cruz / Agência Brasil)

SÃO LUÍS - Começa a valer neste sábado, 1º, a nova alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) do combustível. O percentual passa a ser de 20% após aprovação de lei na Assembleia Legislativa em dezembro do ano passado.

Em junho de 2022, o governador Carlos Brandão (PSB), foi obrigado a reduzir de 28,5% para 18% a alíquota do ICMS dos combustíveis no MAranhão. Isto se deu por lei aprovada no Congresso Nacional que determinou a fixação do percentual do produto em 17% ou 18%.

Na época, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) disse que o Maranhão perderia cerca de R$ 3,5 bilhões com a redução da alíquota do imposto.

Leia também: Governo anuncia compensação de R$ 26,9 bilhões para estados por perdas no ICMS

A lei da redução da alíquota perdeu a validade em 31 de dezembro de 2022 e, por isso, neste mesmo mês, o governador enviou mensagem com o projeto de lei que aumenta em dois pontos percentuais o valor a ser cobrado no imposto. Assim, a partir deste sábado, a líquota do ICMS dos combustíveis no Maranhão passa a ser de 20%.

Pela legislação, nova alíquota do ICMS só pode ser aplicada após 90 dias assim que é sancionada pelo Poder Executivo. E somente vale se aprovada em ano anterior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.