Pesquisa

Lula é aprovado por 38% da população, segundo DataFolha

Pesquisa, que foi divulgada neste sábado, 1º, mostra ainda que 29% reprova o presidente da República.

Ipolítica com informações do G1

Os três primeiros meses do governo Lula é aprovado por 38% da população, diz pesquisa
Os três primeiros meses do governo Lula é aprovado por 38% da população, diz pesquisa (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASIL - Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovado por 38% dos brasileiros, e reprovado por 29%. São 30% aqueles que o consideram regular e 3% não souberam responder.

O Datafolha entrevistou 2.028 pessoas, em 126 municípios, entre os dias 29 e 30 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Trata-se da primeira pesquisa feita no terceiro mandato do petista, que avalia os três primeiros meses de governo. Contra seus mandatos anteriores, Lula teve a maior rejeição nesta sondagem.

De acordo com a pesquisa, Lula é mais bem avaliado pelos nordestinos (53% de ótimo ou bom) e tem rejeição mais baixa entre os mais pobres (apenas 21% de ruim ou péssimo entre aqueles que ganham até 2 salários mínimos) e entre os mais jovens (17% de ruim ou péssimo na faixa de 16 a 24 anos de idade).

Na outra ponta, eleitores do Sul (29% de ótimo ou bom), evangélicos (28% de ótimo ou bom) e mais ricos (30% de ótimo ou bom) são os mais refratários ao presidente.

A primeira pesquisa do terceiro mandato de Lula mostra sua pior performance em início de mandato. No primeiro mandato os números mostravam melhor desempenho de Lula.

Ele tinha 43% de ótimo ou bom; 40% de regular; 10% de ruim ou péssimo e 7% não sabiam.

Já no segundo madato os números foram: 48% de ótimo ou bom; 37% de regular; 14% de ruim ou péssimo; 1% não sabiam.

Avaliação

O Datafolha perguntou aos entrevistados se Lula havia feito mais ou menos pelo país do que o esperado nestes três primeiros meses.

  • 18% dizem que fez mais do que esperava;
  • 25% dizem que fez o que esperava que fizesse;
  • 51% dizem que fez menos do que esperava;
  • 2% deram outras respostas;
  • 4% não souberam responder.

 

Expectativas

O Datafolha também questiona o que os entrevistados esperam para o governo no futuro. Os resultados foram os seguintes:

  • 50% acreditam que o governo Lula será ótimo ou bom;
  • 27% acreditam que será regular;
  • 21% acreditam que será ruim ou péssimo;
  • 1% não soube responder.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.