Saúde e Segurança

Riscos de trabalhadores com doenças crônicas são minimizados após ação do SESI-MA na indústria

Em Coroatá, mais de 100 trabalhadores passam pela Blitz SESI de Saúde e Segurança e têm sua saúde monitorada por profissionais da entidade.

Publipost / Fiema

Iniciativa promove medicina preventiva aos trabalhadores. (Foto: Divulgação / Fiema)
Iniciativa promove medicina preventiva aos trabalhadores. (Foto: Divulgação / Fiema)

COROATÁ – Conscientizar os trabalhadores sobre os riscos de um estilo de vida não saudável e sobre a importância do uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) no ambiente de trabalho são alguns dos objetivos da Blitz SESI de Saúde e Segurança. A equipe técnica do Serviço Social da Indústria (SESI-MA) está esta semana em Coroatá cuidando da saúde dos industriários de cinco micro e pequenas empresas. Mais de 100 pessoas serão beneficiadas na ação.  

A iniciativa visa promover medicina preventiva aos trabalhadores com foco em estimular uma mudança de hábito para uma vida saudável, considerando, principalmente, a alimentação e a prática de atividade física dos trabalhadores das indústrias maranhenses. 

A proposta do SESI é oferecer ações de saúde a esses colaboradores. (Divulgação / Fiema)
A proposta do SESI é oferecer ações de saúde a esses colaboradores. (Divulgação / Fiema)

“Nessas visitas às empresas, nós identificamos diversos fatores de risco para a saúde dos trabalhadores, como nível de pressão arterial elevado, glicemia alterada, colaboradores com sobrepeso e alguns em nível de obesidade, que são fatores associados a doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, entre outras”, explicou Deliane Mendes, supervisora de Promoção da Saúde do SESI, em Caxias.

A proposta do SESI é oferecer ações de saúde a esses colaboradores, a exemplo de exames clínicos, consultas médicas, orientação nutricional e atividade física, alinhados aos diagnósticos médicos. “Após a visita, um relatório é devolvido para a empresa contendo o estado geral dos trabalhadores e orientações para minimizar os riscos com a saúde dos colaboradores”. Serviços como atividade físicas, PCMSO, exames periódicos, ginástica laboral, entre outros, são algumas das ferramentas que podem contribuir para esse objetivo. 

 

Francisco Damasceno trabalha na Cerâmica Maçaranduba, em Coroatá, entregando os tijolos que são fabricados aos compradores na cidade e municípios vizinhos. Ele sabe da importância do uso do EPI para sua proteção na indústria e ganhou na Blitz do SESI um protetor auricular para minimizar os ruídos próprios da atividade ceramista, além de um squeeze para manter-se hidratado durante o horário de trabalho e uma máscara de proteção. 

“A gente agradece muito a empresa pelos benefícios que fornece pra gente, sempre cuidando da nossa segurança. É muito importante sempre se cuidar, manter a higiene pessoal em primeiro lugar, e sempre usar EPI para se prevenir de qualquer acidente”, disse o entregador, que trabalha há 8 meses na empresa. 

O SESI levou a Blitz para duas cerâmicas. (Foto: Divulgação / Fiema)
O SESI levou a Blitz para duas cerâmicas. (Foto: Divulgação / Fiema)

Em Coroatá, o SESI levou a Blitz para duas cerâmicas, duas panificadoras e para os Correios. A proprietária da Panificadora do Federal, Gilcilene dos Santos Silva, agradeceu a oportunidade de manter sua equipe de sete colaboradores mais saudável. “Eu acho muito importante essa ação do SESI, porque sem a saúde eles não podem nem trabalhar. É essencial a saúde para o trabalho”. 

O gerente do SESI, em Caxias, Adilson Sousa, destacou a capilaridade da entidade do Sistema FIEMA para atender as indústrias do Maranhão. “O SESI trabalha em rede e consegue levar a Blitz de Saúde e de Segurança e outros projetos para os mais diversos municípios do Maranhão, dando esse apoio às indústrias de diferentes segmentos”. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.