Inovação e tecnologia

Aduela Ventures, empresa de inovação do Grupo Mirante, realiza o 2º Aduela Day em São Luís

Evento aconteceu nesta terça-feira (28), com a temática "A mudança de paradigma de trabalho com inteligência artificial".

Imirante.com

SÃO LUÍS - A mudança de paradigma de trabalho com inteligência artificial. Esse foi o tema do segundo Aduela Day, evento trimestral realizado pela Aduela Ventures, empresa de inovação do Grupo Mirante. O evento aconteceu nesta terça-feira (28), na Lagoa Corporate, em São Luís, e contou com uma programação especial.

O segundo Aduela Day apresentou os resultados do primeiro ano de operação da Aduela Ventures e promoveu palestras que abordaram a redefinição do processo de planejamento de mídia por meio da inovação, o reposicionamento de conteúdo como resposta para personalização em massa, além dos impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho.

De acordo com João Silva, CEO da Aduela Ventures, o primeiro ano de operação da empresa foi “incrível” e gerou resultados muito satisfatórios. O objetivo dos últimos doze meses era de trazer cinco startups para o portfólio da Aduela, mas, atualmente, a empresa já conta com oito.

“Essas startups são extremamente alinhadas à nossa tese de comunicação e entretenimento, e também olhando um pouco para o marketing. Elas fazem parte de uma estratégia de portfólio de produto que visa levar mais desempenho, performance e assertividade para toda a cadeia de comunicação”, explicou João.

Maria Fernanda Sarney, Diretora de Mídias do Grupo Mirante e idealizadora da Aduela Ventures, destaca que a empresa tem feito um trabalho muito positivo para o mercado do Maranhão e do Brasil, visto que a Aduela é a primeira Venture Builder voltada para segmento de entretenimento, jornalismo e de pesquisa no país. 

“Aqui é um evento tanto comemorativo como de conhecimento. A gente está comemorando um ano de Aduela e, juntos, nós estamos trazendo conhecimento e prestando contas do que foi esse primeiro ano da empresa”, disse Maria Fernanda.

O segundo Aduela Day também contou com as presenças ilustres de Fábio Rocha, Gerente de Engenharia de Software na Microsoft Estados Unidos, Adriano Leite, Diretor de Produto na SmartDash, e Amanda Barbosa, CEO da SmartDash.

Criada em Salvador, na Bahia, a SmartDash é uma ferramenta que auxilia os usuários a garantir maior efetividade das campanhas de diferentes plataformas, ajudando a tomar decisões mais inteligentes e contribuindo para a otimização dos investimentos em mídia.

“O SmartDash é uma ferramenta que surgiu da necessidade de uma agência de marketing de consolidar em um só lugar resultados de mídia multiplataformas. Muitas vezes o gestor de tráfego e o analista precisam abrir cada uma das ferramentas para poder entender, efetivamente, os resultados. E o Dash consolida tudo isso em uma visão única e dá muito mais celeridade e agilidade. Então essa pessoa tem muito mais tempo para pensar marketing, criação e alternativas”, explicou Amanda Barbosa.

A Inteligência Artificial no mercado de trabalho

Durante o evento, Fábio Rocha, Gerente de Engenharia de Software na Microsoft Estados Unidos, explicou como a inteligência artificial está impactando no funcionamento do mercado de trabalho como um todo. De acordo com ele, apesar da automação afetar alguns setores, a IA está permitindo a criação de novas oportunidades de emprego em áreas voltadas para a inovação e tecnologia.

“A IA está criando novas oportunidades de emprego em áreas como análise de dados, programação e desenvolvimento de soluções de IA. No entanto, é importante que os trabalhadores continuem se capacitando e se adaptando às novas demandas do mercado, a fim de se manterem competitivos em um mercado cada vez mais movido por dados e tecnologia”, explicou Fábio.

Marcus Sarney, Executivo do Grupo Mirante e idealizador da Aduela Ventures, também ressaltou a importância de o evento abordar a temática, uma vez que a inteligência artificial já é utilizada por várias startups do portfólio da Aduela Ventures em seus modelos de negócios.

“Hoje existem vários aplicativos que trabalham com a inteligência artificial e as pessoas têm muitas dúvidas em relação a isso, qual é o impacto disso no mercado de trabalho. Então nós, sempre atuais, não podíamos deixar esse tema de lado, uma vez que muitas das startups que estão no nosso portfólio utilizam a inteligência artificial nos seus modelos de negócio”, explicou Marcus.

Veja, abaixo, a galeria de fotos do 2º Aduela Day, registradas pelo fotógrafo Paulo Soares.

Confira as fotos do 2º Aduela Day

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.