(Divulgação)

COLUNA

Curtas e Grossas
José Ewerton Neto é poeta, escritor e membro da Academia Maranhense de letras.
Curtas e Grossas

A verdade sobre o Oscar brasileiro

Confira a versão verde-amarela do prêmio hollywoodiano.

José Ewerton Neto

Atualizada em 02/05/2023 às 23h39
 
 

O Brasil também teve dez dias atrás a sua disputa de Oscar. Com inspiração no Oscar hollywoodiano já que os títulos dos vencedores foram parecidos. Mas nada foi tão semelhante assim já que, como diz o título do grande vencedor: tudo não pode estar em todo lugar ao mesmo tempo. 

1.Melhor filme: Tudo em todo lugar ao mesmo tempo.

Versão Brasileira: Todos no mesmo lugar ao mesmo tempo: Filas do SUS, Auxílio Brasil, Manifestações, Engarrafamentos… etc. 

2.Melhor roteiro adaptado: Nada de novo no front

Versão brasileira: Tudo de novo no front. Estamos falando do front da guerra Lula x Bolsonaro, que nunca termina e sempre tem algo novo: Caso das pérolas, CPI do golpe, Invasões do MST, “Voltei prá me vingar desse cara” etc.etc. 

3. Melhor atriz coadjuvante. Jamie Lee Curtis

Versão brasileira. Janja e Michelle. O Oscar nessa categoria terminou empatado entre Janja e Michele, já que as duas representaram pra lá de bem seus papéis. Tanto assim, que o próximo objetivo delas vai ser disputar o Oscar não mais de atrizes coadjuvantes, mas o de atrizes principais, quando se candidatarem à Presidência da República. Como todos sabem, Bolsonaro será declarado inelegível e Lula ( como dizem) não assina um decreto ou nomeia uma celebridade, sem antes consultar Janja. 

4. Melhor ator coadjuvante. Ke Huy Quan

Versão brasileira. Geraldo Alckmim.O melhor ator coadjuvante disparado foi Geraldo Alckmim. Representou tão bem que o próprio ator principal, Lula, por vezes acredita no que ele diz. 

5. Melhor Animação. Pinóquio. 

Versão Brasileira: Torcida do Flamengo Dizem que este ano em termos de animação nenhuma será páreo para concorrer com a torcida do Flamengo depois que ganhar o campeonato carioca, após ter perdido todas este ano. Isso se ganhar do Fluminense... já que este ano tá difícil. 

6. Melhor fotografia. O império da luz

Versão Brasileira. O império da Falta de Luz. Produzido pela Equatorial Energia, a única concessionária de energia do mundo cuja cobrança pelo atraso chega antes da fatura normal. A fatura normal, via de regra, se antecipa à data de vencimento. 

8. Melhor Som. Top Gun: Maverick

Versão brasileira. A picanha assando na churrasqueira. Termina com fundo musical de choro e ranger de dentes. Ainda bem que foi só um filme mesmo. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.