Aplicação de golpes

Dupla é presa suspeita de falsificar documentos para aplicação de golpes em São Luís

De acordo com as investigações, estava sendo cobrado o valor de R$ 400,00 reais por documento.

Imirante.com, com informações da Polícia Civil

Atualizada em 23/03/2023 às 17h04
A ação policial nomeada de “Operação Fake ID”, foi deflagrada nessa quarta-feira (22).
A ação policial nomeada de “Operação Fake ID”, foi deflagrada nessa quarta-feira (22). (divulgação / Polícia Civil)

SÃO LUÍS - Duas pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), em São Luís, suspeitas de envolvimento em comercialização de documentos falsos para serem utilizados em golpes. A ação policial nomeada de “Operação Fake ID”, foi deflagrada nessa quarta-feira (22), com o objetivo de reprimir crimes praticados contra a propriedade por meio de fraudes. 

De acordo com o Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos(DCCT/SEIC), os indivíduos foram presos em flagrante no momento em que transacionavam documentos falsos, próximo a uma universidade no bairro anil, em São Luís. As investigações apontam que a venda do documento de identidade falso estava sendo contratado pelo valor de R$ 400,00 reais.

Na ocasião, alguns documentos falsificados foram apreendidos, além do valor de mil reais em dinheiro, um veículo usado no crime, e outros elementos de prova relacionados aos fatos.

Operação Fake ID

De origem inglesa, o termo usado para batizar a operação significa “Falsa Identidade”. Dessa forma, o nome da operação faz alusão ao objeto do crime. A ação faz parte do combate à ações de grupos criminosos voltados a fraudes digitais, os quais se utilizam de documentos falsos para operacionalizar as fraudes e viabilizar o proveito de crimes de estelionato eletrônico dentre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.