SÃO LUÍS - Duas pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), em São Luís, suspeitas de envolvimento em comercialização de documentos falsos para serem utilizados em golpes. A ação policial nomeada de “Operação Fake ID”, foi deflagrada nessa quarta-feira (22), com o objetivo de reprimir crimes praticados contra a propriedade por meio de fraudes.
De acordo com o Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos(DCCT/SEIC), os indivíduos foram presos em flagrante no momento em que transacionavam documentos falsos, próximo a uma universidade no bairro anil, em São Luís. As investigações apontam que a venda do documento de identidade falso estava sendo contratado pelo valor de R$ 400,00 reais.
Na ocasião, alguns documentos falsificados foram apreendidos, além do valor de mil reais em dinheiro, um veículo usado no crime, e outros elementos de prova relacionados aos fatos.
Operação Fake ID
De origem inglesa, o termo usado para batizar a operação significa “Falsa Identidade”. Dessa forma, o nome da operação faz alusão ao objeto do crime. A ação faz parte do combate à ações de grupos criminosos voltados a fraudes digitais, os quais se utilizam de documentos falsos para operacionalizar as fraudes e viabilizar o proveito de crimes de estelionato eletrônico dentre outros.
Saiba Mais
- Defensoria Pública alerta idosos sobre golpes financeiros
- Golpes bancários se espalham e destroem vida financeira de vítimas
- Dupla é presa suspeita de realizar empréstimos ilegais com o nome de idosos
- Trio suspeito de aplicar golpes financeiros em idosos e aposentados é preso em São Luís
- Trio é preso suspeito de usar documentos falsos para fazer empréstimos em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.