Competições

SESI-MA conquista prêmios e garante destaque no maior Festival SESI de Robótica do Brasil

Na categoria FTC, o Maranhão já estreou ganhando prêmio importante.

Publipost / Fiema

Atualizada em 20/03/2023 às 20h37
Só a delegação maranhense formada por alunos e professores das cidades de São Luís, Imperatriz e Bacabal somou quase 100 pessoas.
Só a delegação maranhense formada por alunos e professores das cidades de São Luís, Imperatriz e Bacabal somou quase 100 pessoas. (Divulgação / Fiema)

MARANHÃO – Os alunos e técnicos do SESI Maranhão mostraram todo o resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses no emocionante e energizante Festival SESI de Robótica que teve como palco a Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, de 15 a 18 de março. As equipes de robótica do Maranhão se entregaram ao Festival e o resultado não poderia ser diferente: com premiação em todas as modalidades que competiu.

O  Festival SESI de Robótica contou com a participação de 1.937 competidores e mais de 46,6 mil visitantes. As competições foram realizadas nas modalidades de FIRST LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC)  e F1 in Schools.

Só a delegação maranhense formada por alunos e professores das cidades de São Luís, Imperatriz e Bacabal somou quase 100 pessoas que durante esses quatro dias confirmaram que a robótica transforma a vida de todos que estão envolvidos: desde os alunos, técnicos, juízes e pais.

FTC

Estreando na categoria First Tech Challenge (FTC), os estudantes do SESI São Luís, das equipes Falcons e Everest projetaram, programaram e construíram robôs a partir de um kit de peças reutilizáveis, com tecnologia Android e codificados usando uma variedade de níveis de programação baseada em Java e Blocks, capazes de realizar tarefas e fizeram bonito na arena da competição da temporada Power Play.

A Falcons ficou em 2º lugar no principal prêmio da modalidade: Inspiração. Já no desafio de arena a equipe Everest ficou em 9º lugar de 54 equipes.  

A aluna Lara Matos, da equipe Falcons não escondeu o orgulho de conquistar a premiação. “A primeira vez da gente na competição e em apenas 3 meses de treinos nós conseguimos o prêmio inspiração e é muito gratificante trazer esse troféu para o Maranhão!”.

Para o técnico da equipe Falcons, Diego Dantas ganhar esse prêmio é o resultado de todo trabalho. “Esse resultado reforça todo o trabalho e a dedicação dos alunos que abdicaram da diversão para focar na competição!”.

“Foi uma estreia com pé direito e só reforça a competência dos nossos alunos e professores que são dedicados e trabalham sério para as competições!”, destacou o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima.

F1

Já as equipes Graffeno e Ragnar trouxeram prêmios para o Maranhão na F1 in Schools. A Graffeno do SESI Imperatriz passou pela competição com excelentes resultados, ocupando o 3º lugar na fase de mata-mata e ainda recebeu o prêmio de Pensamento Criativo.

A Ragnar, equipe do SESI de São Luís, conquistando 3 prêmios no Festival, sendo eles: Identidade visual; Mídias Digitais e Projeto Social. A equipe teve o melhor desempenho individual na história do SESI Maranhão obtendo o tricampeonato no prêmio de Projeto Social na F1 in Schools.

Para a gestora da equipe Ragnar, Ana Luiza Fonseca, os três prêmios são o resultado de muita batalha, de noites mal dormidas e todo nosso trabalho entregue para representar o Maranhão da melhor forma.

Para o técnico da equipe Ragnar, Luís Fernando Lopes essa conquista inédita representa o esforço de 4 anos de trabalho. “Nós sempre tivemos muita garra e determinação. Com o investimento feito pelo SESI-MA podemos crescer e esses três prêmios conquistados vem para abrilhantar e fortalecer todo o esforço feito ao longo desses anos!”.  

FLL

Já a FIRST Lego League (FLL) consagrou pela segunda vez consecutiva a professora do SESI de Imperatriz Conceição Oliveira como a melhor técnica do Brasil. “Esse é o reconhecimento do trabalho de uma equipe, que não só é a professora Conceição Oliveira que se inicia no SESI Imperatriz e que estende ao SESI DR Maranhão. Esse troféu é nosso, é do Maranhão, é o reconhecimento do nosso trabalho!”, destacou emocionada a técnica destaque do Brasil pelo segundo ano consecutivo, Conceição Oliveira.

Vale destacar que a equipe de FLL Robotics Alpha, de uma escola municipal de Imperatriz teve acesso à robótica pela primeira vez por meio do apadrinhamento da escola SESI Imperatriz, no último trimestre de 2022. Desde então, os alunos intensificaram os treinos, com todo o suporte da Escuderia Graffeno, da professora Conceição e amparo tecnológico da rede SESI e garantiram duas premiações na etapa regional, e a vaga para esta etapa nacional.

A mãe do aluno Davi Arraes Góes, da equipe de FLL, Dracarys, de São Luís, Daniella Fernandes Arraes reuniu a família e acompanhou o filho no Festival SESI de Robótica e destacou a importância dessa ação no desenvolvimento do jovem robotiquer.

“Quero agradecer a toda comitiva do SESI Maranhão na pessoa do superintendente Diogo pelo carinho e cuidado com nossos filhos. Nossos técnicos queridos vocês foram incríveis! Como mãe sinto-me muito mais segura e preparada para continuar investindo nos sonhos do meu Davi. Lindo ver essa turminha levando tão a sério essa missão. Amei essa proposta pedagógica e não tenho dúvida que o SESI Maranhão vai se tornar uma escola referência aplicando os princípios certos com muita inovação, aqui sinto que o aprender fazendo, vai de fato tornar nossos filhos aptos a enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Aqui posso dizer que há uma conexão entre escola e família. Estamos juntos!”, destacou a mãe.

“Não posso expressar com a devida precisão o orgulho e a alegria que estou sentindo nesse retorno. É muito gratificante poder colher os frutos do estudo e do esforço. Tivemos um resultado incrível que posiciona o SESI Maranhão entre os maiores vencedores desse que foi o maior Festival. Um resultado que por si só é superlativo. À nossa comissão técnica, meu muito obrigado. A todos os nossos alunos, meus parabéns e que possamos seguir nos esforçando, acreditando na vitória da dedicação e da disciplina. Que venham os opens e a nova temporada!”, enfatizou o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima.

“Estamos testemunhando mais um momento importante para a Robótica e para os alunos do SESI-MA. Isso aqui é magnifico, é cultura, é companheirismo. Tivemos 11 equipes classificadas do Maranhão que aqui estavam empenhadas nesse trabalho. Quem passa pela robótica tem muito mais facilidade interpessoal e formar essa massa crítica é importante. Esse é nosso futuro já acontecendo hoje. Nossos parabéns a todos os alunos pelo empenho e dedicação”, finalizou o presidente da FIEMA, e diretor regional do SESI-MA, Edilson Baldez das Neves que visitou o Festival juntamente com o 1º secretário da FIEMA, Pedro Robson Holanda, o superintendente corporativo do Sistema FIEMA, Marcus Chaves e o conselheiro do SESI-MA, Clynewton Dias.

Visita

Para finalizar com chave de ouro a visita a capital federal, na manhã deste domingo (19/03) antes do embarque de volta a São Luís, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o SESI Lab, um espaço inédito que conecta arte, ciência e tecnologia, aberto a todos os públicos. No espaço, os alunos e professores interagiram com equipamentos que explicam, na prática, diferentes conceitos científicos, fenômenos naturais e sociais, numa programação multidisciplinar, orientada por uma abordagem educativa criativa e inovadora.

O prédio fica no coração da capital do país, em um edifício icônico de Oscar Niemeyer, com quase 7.500 metros quadrados. O museu devolve à sociedade uma obra tombada como um bem cultural, inteiramente restaurada. Nossa localização está diretamente relacionada com nosso propósito de ser um hub de difusão democrática de conhecimento para todas as regiões do país.

Confira todas as premiações do SESI-MA no Festival SESI de Robótica

MODALIDADE - FTC

Prêmio inspiração (A equipe que trabalhou em conjunto e desempenhou com êxito a tarefa de projetar e construir o robô)

2º lugar: Falcons, da Escola SESI São Luís (MA)

Desafio de arena (Prova realizada na arena em aliança com outra equipe)

9º lugar: Everest, da Escola SESI São Luís (MA)

MODALIDADE - FLL

Técnico destaque FLL

(Técnicos e mentores inspiram os competidores. Esse prêmio valoriza aqueles que lideraram suas equipes seguindo à risca os Core Values da FLL)

1º: Conceição de Maria dos Santos Oliveira (Concita), da equipe Robotic’s Angels, da Escola SESI Imperatriz (MA)

MODALIDADE F1 in Schools

Identidade Visual – (Avalia as logotipos e design das equipes)

Ragnar, da Escola SESI SÃO LUÍS (MA)

Mídias Digitais (É avaliado a organização do social media da equipe, interação com redes e posts)

Ragnar, da Escola SESI SÃO LUÍS (MA)

Projeto Social (É avaliado a ação social desenvolvidas pela equipe)

Ragnar, da Escola SESI SÃO LUÍS (MA)

Pensamento Criativo (Analisa ideias inovadoras para criar estratégias na competição)

Graffeno, da Escola SESI Imperatriz (MA)

Mata-mata da F1 (Disputa do carro na pista – tempo do carro e de reação do piloto)

3º lugar: Graffeno, da Escola SESI Imperatriz (MA)

Festival SESI de Robótica do Brasil

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.