Comitiva

Irmãos Wesley e Joesley Batista integrarão comitiva de Lula para a China

Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, além de Joesley e Wesley Batista e de outros 86 empresários já listados na comitiva presidencial, cerca de mais 10 enviaram confirmação nos últimos dias e também integrarão a comitiva presidencial.

Ipolítica com informações do G1 e do Metrópolis

Wesley Batista vai na comitiva de Lula para a China
Wesley Batista vai na comitiva de Lula para a China (Agência Senado)

BRASIL - Os irmãos Joesley e Wesley Batista, executivos das empresas do grupo J&F, que controla a JBS, integrarão a viagem do presidente Lula Inácio Lula da Silva (PT) à China. A informação foi divulgada neste sábado (18) em reportgem do jornal "O Globo".

Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, além de Joesley e Wesley Batista e de outros 86 empresários já listados na comitiva presidencial, cerca de mais 10 enviaram confirmação nos últimos dias e também integrarão a comitiva presidencial.

"Então [vão] perto de 100 empresários das mais diversas áreas ligadas ao agronegócio. Pequenos, médios e grandes. E vários setores. Não só que buscam melhorar suas relações comerciais para exportar para a China, mas também para importar insumos e tecnologia para a agropecuária brasileira", disse o ministro.

Na viagem à China, o governo brasileiro não vai custear os gastos dos empresários, que terão que bancar suas despesas.

Joesley e Wesley são filhos de José Batista Sobrinho, fundador da JBS, que é uma multinacional brasileira que atua na área de alimentos. Os irmãos são os acionistas controladores da companhia por meio da J&F Investimentos, uma empresa que dividem meio e meio.

Em 2017, Joesley ficou conhecido nacionalmente por ter gravado o então presidente Michel Temer supostamente dando aval para a compra do silêncio do deputado cassado e ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), depois que ele foi preso na operação Lava Jato.

A viagem de Lula está prevista para acontecer entre 26 e 31 de março. Em Pequim, capital chinesa, estão previstas reuniões com o Presidente Xi, com o Primeiro-Ministro da China, senhor Li Qiang, e com o Presidente da Assembleia Popular Nacional, senhor Zhao Leji.

Além de empresários, a comitiva presidencial será composta de parlamentares, governadores, ministros de Estado. Ao longo da visita, segundo o Palácio do Itamaraty, haverá eventos empresariais, seminários e a assinatura de atos governamentais.

A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil. Em 2022, segundo dados oficiais, a corrente de comércio (exportações e importações juntas) atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões.

Maranhão

O governador Carlos Brandão (PSB) deve também integrar a comitiva do presidente Lula para a China. Segundo o site Metropólis, além de Brandão, os governadores do Ceiará (Ermano Freitas) e da Bahia (Jerônimo Rodrigues).

Brandão, quando foi vice-governador, fez diversas viagens a China em missão pelo governo do Maranhão. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.