Congresso

Bancada maranhense em Brasília ocupa espaços importantes no Congresso Nacional

Deputados e senadores conseguiram lideranças, vice-lideranças de partidos e do governo e ainda presidência de comissões.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 18/03/2023 às 07h54
Márcio Jerry foi eleito presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência
Márcio Jerry foi eleito presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência (Divulgação)

SÃO LUÍS - A bancada maranhense no Congresso Nacional conseguiu, neste início de legislatura, ocupar espaços importantes na Câmara e no Senado. São lideranças, vice-lideranças e também membros e presidentes de comissões permanentes das duas Casas. 

O senador Weverton Rocha (PDT), por exemplo, conseguiu fazer parte da mesa diretora do Senado. Ele foi eleito 2º secretário da Casa. 

Já as senadoras Eliziane Gama (PSD) e Ana Paula Lobato (PSB) foram eleitas líder e 1ª vice-líder do Bloco Parlamentar da Resistência Democrática (composto pelo PT, PSD e PSB). Além de liderança o bloco, Gama continua na liderança da bancada feminina na Casa.

Câmara

Já na Câmara dos Deputados, parte dos 18 parlamentares do Marnahão conseguiram posições de destaque na Casa. O deputado Rubens Júnior (PT), por exemplo, foi escolhido o vice-líder do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disto, o petista conseguiu ser um dos membros da importante Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Da CCJ também participa o deputado do PSB, Duarte Júnior. Ele ocupa espaços ainda nas comissõesde Defesado Consumidor e de Defesa da Pessoa com Deficiência. O socialista conseguiu ainda ser o vice-líder da bancada do PSB na Casa.

Já o deputado do PCdoB, Márcio Jerry, foi eleito o presidente da Comissão de Defesada Pessoa com Deficiência. Entre os maranhenses, ele é o único deputado a presidir uma comissão.

Os deputados André Fufuca (PP) e Fábio Macedo (Pode) foram escolhidos líderes de seus partido na Câmara.

Mais

Considerando ainda os parlamentares licenciados, o Maranhão tem dois ministro do primeiro escalão do governo Lula oriundos do Congresso Nacional. Flávio Dino (PSB) se licenciou do Senado para ocupar o Ministério da Justiça e o deputado Juscelino Filho (União) entrou de licença para assumir o comando do Ministério das Comunicações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.