Sem teto de gastos

Haddad apresenta a Lula nesta sexta proposta de novo arcabouço fiscal

A proposta tem por objetivo substituir o atual teto de gastos como ferramenta de controle dos gastos públicos e tem sido alvo de críticas pela oposição.

Ipolítica

Haddad vai apresentar projeto de novo arcabouço fiscal ao presidente Lula
Haddad vai apresentar projeto de novo arcabouço fiscal ao presidente Lula (Valter Campanato / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad,  apresentará nesta sexta-feira (17) ao presidente Lula (PT) o projeto do novo arcabouço fiscal.

A proposta tem por objetivo substituir o atual teto de gastos como ferramenta de controle dos gastos públicos e tem sido alvo de críticas pela oposição.

O projeto de Haddad busca criar um mecanismo que permita ao governo fazer investimentos e despesas sem gerar descontrole nas contas públicas. Para a oposição, por outro lado, o descontrole das contas públicas ocorrerá inevitavelmente se a proposta for efetivada, por isso o intenso debate no Congresso Nacional. 

Pela regra atual, do teto de gastos, há impedimento para que a maioria das despesas do governo cresça em um ritmo mais acelerado que a inflação do período. Daí, a segurança para que o país não afunde de forma abrupta numa crise financeira.

O teto de gastos foi aprovado pelo Congresso pouco após o impeachment da presidente Dilma Rousseff, no governo Michel Temer, em meio à recessão econômica e à necessidade de controlar os gastos do governo.

Leia também: Moro critica relançamento do Pronasci pelo governo federal

Nos últimos anos, o país manteve equilíbrio fiscal e conseguiu alcançar números considerados positivos nas contas públicas. 

Houve recorde histórico de lucro líquido na Petrobras. O lucro líquido do BNDES também tem sido destacado pela oposição, como resultado da gestão anterior, bem como o resultado obtido pelos Correios, de lucro líquido recorde, depois de anos de contas no vermelho e sucateamento. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.