Casarão Icônico de São Luís

Casarão da Rua Formosa vai ser restaurado e se tornar centro cultural

O famoso palacete do século XIX está fechado há quase 30 anos.

Imirante.com

Com um orçamento de mais de 15 milhões de reais, a obra deve começar nesta sexta-feira (17).
Com um orçamento de mais de 15 milhões de reais, a obra deve começar nesta sexta-feira (17). (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - O famoso Palacete da Rua Formosa, situado na Rua Afonso Pena, no Centro Histórico de São Luís, vai ser restaurado. O casarão do século XIX é considerado um dos mais icônicos da região e está fechado há quase 30 anos. Agora, a restauração vai permitir que ele se torne um centro cultural.

Com um orçamento de mais de 15 milhões de reais, a obra deve começar nesta sexta-feira (17). O imóvel está fechado desde 1997, mas tem recebido reforço estrutural nos últimos anos por ser uma área tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O projeto de restauração vai abranger o casarão inteiro visto a grande importância histórica para São Luís. A obra vai ser executada sob responsabilidade do Município de São Luís, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico com a parceria do Instituto Pedra, que é uma organização conceituada em obras de restauro. O local deve ficar pronto em cerca de dois anos.

“O governo federal, através do Iphan, alguns anos atrás contratou esse projeto. É um projeto de restauração completo desse imóvel que a gente sabe da importância, não só histórica, mas pela técnica construtiva, pelas características construtivas que esse imóvel tem, que ele é um imóvel único porque ele preserva todas as características de uma edificação colonial portuguesa pombalina”, destaca o o superintendente do Iphan, Maurício Itapary.

A presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, Kátia Bogéa, afirma que o local vai contar com uma exposição permanente sobre a história do casarão. “Esse prédio ele é uma crônica social da cidade porque ele teve diversos usos. Ele foi Hotel Central, ele foi Tribunal de Justiça, ele foi escola, ele foi clube, ele teve lojas. Ele teve sede da Companhia de Iluminação a Gás, moradia. Ou seja, toda a crônica da cidade passa por esse prédio. Ele vai servir como sede da Secretaria Municipal de Turismo, mas com uma área de exposição permanente sobre o edifício e também sobre os atrativos de São Luís”.

Durante uma reunião com autoridades, foi realizada a assinatura da ordem de serviço, o que já permite o início das obras. De acordo com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, a obra vai permitir entregar para a população um local cheio de funções. “A gente vai poder depois de dois anos de obras, uma completa restauração, entregar a população de São Luís um casarão completamente restaurado com uma nova função”.

Com a reforma, o palacete terá elevador, banheiros adaptados, recuperação estrutural total e outras medidas de acessibilidade. O objetivo é integrar as comunidades do entorno e o museu também, que deve receber mais de 1000 visitantes por ano.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.