Judiciário

PF cumpre mandado em São Luís em operação contra a venda de sentenças

Um desembargador federal e seu filho, que é advogado, são suspeitos de terem ligação com investigados da Operação Flight Level II, também deflagrada nesta terça pela Polícia Federal.

Ipolítica

Atualizada em 14/03/2023 às 09h55
Dinheiro é encontrado por agentes da PF durante a operação
Dinheiro é encontrado por agentes da PF durante a operação (PF/Divulgação)

SÃO LUÍS - A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão em São Luís, na manhã desta terça-feira, no bojo da  Operação Habeas Pater, que combate crimes de corrupção ativa e passiva e apura a venda de sentenças no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Um desembargador federal e seu filho, que é advogado, são suspeitos de terem ligação com investigados da Operação Flight Level II, também deflagrada nesta terça pela Polícia Federal.

Tratam-se do desembargador Cândido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e do advogado Ravik de Barros Bello Ribeiro, filho do magistrado. 

A suspeita é de que os dois atuam na venda de sentenças para traficantes. Caso os dois venham a responder pelos crimes, poderão ser condenados a até 12 anos de prisão.

Além do mandado de busca e apreensão em São Luís, a Polícia Federal cumpre mandados também nove mandados em Brasília e sete em Belo Horizonte (MG).

Não há ainda informações sobre o local exato do cumprimento de mandado de busca e apreensão na capital. 

Leia também: STF determina soltura de outros 130 presos dos atos de 8 de janeiro

Operação Flight Level II

A PF também deflagrou outra nesta terça-feira, operação que investiga crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Os investigados desta operação é que possivelmente, segundo a PF, têm relações com o desembargador e o advogado. O grupo criminoso seria “célula” de uma organização criminosa maior voltada ao tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e crimes financeiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.