SÃO LUÍS - O alto índice pluviométrico registrado na Região Metropolitana de São Luís nos últimos dias provocou medidas do Governo do Maranhão.
Nesta terça-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta vermelho para chuvas acumuladas em parte do Maranhão, com risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, bem como deslizamentos de encostas. O grau de severidade é classificado como "grande perigo" e o alerta vale até as 10h de quarta (15). Segundo a previsão, é esperado índice de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.
Como forma de evitar desastres, o Estado decidiu mobilizar o Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Vítimas das Chuvas. A informação foi dada nas redes sociais pelo secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor (PCdoB).
“Por determinação do governador Carlos Brandão, o Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Vítimas das Chuvas do Governo do Maranhão vai continuar reforçando as medidas de prevenção para amenizar os efeitos das fortes chuvas na Grande Ilha”, afirmou Paulo Victor.
Na tarde desta terça-feira, o governador Carlo Brandão atualizou dados sobre os trabalhos. “De acordo com Cemaden, até as 23h04 de ontem, choveu mais de 160,6 mm, superando o dia 25/01, que tinha tido a maior marca até então (150 mm). Hoje o nosso Comitê de Prevenção às Chuvas segue nas ruas, junto com a Defesa Civil Nacional, para garantir a segurança da população”, destacou.
Saiba Mais
- Maranhão permanece com alerta de chuvas intensas; veja previsão para o fim de semana
- Famílias ribeirinhas permanecem desabrigadas em Imperatriz
- Roseana busca apoio a municípios atingidos por fortes chuvas
- Após chuvas, autoridades do Governo Federal visitam o Maranhão
- Sobe para 33 o número de cidades maranhenses em situação de emergência
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.