Entrevista

"OAB faz uma eleição que envolve todos os advogados do Maranhão", diz Saraiva

Presidente da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Kaio Saraiva, em entrevista ao Imirante, destacou as novidades na escolha da lista sêxtupla para vaga do Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça.

Carla Lima/Ipolítica

Kaio Saraiva garante que processo de escolha do Quinto Constitucional ocorrerá com todas as regras respeitadas
Kaio Saraiva garante que processo de escolha do Quinto Constitucional ocorrerá com todas as regras respeitadas (Paulo Soares)

SÃO LUÍS - A próxima vaga no Tribunal de Justiça do Maranhão será destinada a um membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional maranhense. Para este que aja a escolha do novo desembargador, é preciso que a entidade faça uma lista sêxtupla. E isto que ocorrerá no próximo dia 24 de abril. Segundo o presidente da OAB, Kaio Saraiva, em entrevista ao Imirante, a ordem vem organizando o pleito que tem novidades este ano.

Entre as novidades tem a paridade de gênero e a cota de raça para pessoas pretas ou pardas. Ou seja, necessariamente, a lista com seis nomes deverá ser metade mulher e metade homem e ainda espaço para candidatos pretos ou pardos.

Além deste novo formato para a escolha da lista de advogados, Kaio lembrou ainda que a eleição ocorrerá online para todos os advogados aptos no Maranhão. Serão escolhidos 12 advogados que depois passarão pelo Conselho da OAB que escolhe seis três estes 12 escolhidos em votação pelos advogados. 

Enfim, a lista sêxtupla é encaminhada para o TJ que reduz e escolhe três nomes a serem encaminhados para o governador Carlos Brandão (PSB) que escolherá o novo membro do tribunal.

 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.