Inovação

FIEMA discute com CNI criação do Observatório da Indústria no Maranhão

A iniciativa coloca a Federação no futuro da informação, da coleta e análise de dados atualizados e precisos sobre questões econômicas e sociais.

Publipost

Comitiva da Fiema e CNI durante o encontro para implantação do Observatório da Indústria no Maranhão.
Comitiva da Fiema e CNI durante o encontro para implantação do Observatório da Indústria no Maranhão. (Foto: Divulgação/Fiema)

SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão recebeu nesta quarta e quinta-feira (02 e 03/03) a comitiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI) composta pelo seu diretor adjunto de educação e tecnologia, Sérgio Moreira, pelo gerente executivo do Observatório Nacional da Indústria, Márcio Guerra, e pela especialista em desenvolvimento industrial – Rede de Observatórios, Ellen Felizari. 

A CNI vai implantar no Maranhão o Observatório da Indústria que reúne dados sobre tecnologia e inovação, educação, saúde, trabalho, estudos prospectivos e pesquisas. O objetivo da iniciativa da Confederação Nacional da Indústria é aumentar a competitividade da indústria brasileira ao disponibilizar estudos e insights que possibilitem a tomada de decisões estratégicas. 

As reuniões foram conduzidas pelo presidente da FIEMA, Edilson Baldez, e teve a participação dos secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares; do Secretário de Estado da Indústria e Comércio, Cassiano Pereira; dos vice-presidentes executivos da FIEMA, Fernando Renner e Cláudio Azevedo; do diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda; do superintendente do SESI-MA, Diogo Lima; do Superintendente da FIEMA, César Miranda; da coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota; do superintendente corporativo da FIEMA, Marcos Chaves, e de representantes da diretoria da federação maranhense e do presidente da FAPEMA, André Santos. 

Segundo o coordenador de ações estratégicas da FIEMA, José Henrique Polary, a FIEMA já possui estudos setoriais que, com tecnologia e inovação, poderão ser aprofundados com o Observatório da Indústria no estado. A Federação das Indústrias publica estudos regulares sobre setores como vestuário e acessórios, construção civil, alimentos e bebidas, celulose, metalurgia, produtos químicos, entre outros estudos programados. Há ainda publicações como sondagens, relatórios, perfis econômicos e o Índice de Confiança do Empresário Industrial. 

O projeto de criação do Observatório da Indústria está em linha com a agenda do grupo de trabalho ‘Pensar o Maranhão’. Este fórum discute temas relacionados ao desenvolvimento econômico e social do estado a médio e longo prazos e tem a liderança do vice-presidente executivo, Fernando Renner. 

“Nós estamos iniciando a implantação do nosso Observatório da Indústria que vai servir também para o Governo do Estado e para a comunidade acadêmica. Esse é um grande passo para fincar o lugar da indústria no futuro da informação, da coleta e análise de dados atualizados e precisos para contribuirmos no destaque do Brasil no cenário da economia mundial”, declarou Edilson Baldez. 

O diretor adjunto de educação e tecnologia da CNI, Sérgio Moreira, disse que “o Observatório vai gerar conhecimento dos setores da economia, do lado social do Maranhão e tudo isso será transformado em insumo para que se possa criar um consenso no estado, numa busca pelo desenvolvimento que seja sistemática, disciplinada, contínua e sustentável”. 

"Hoje, nós damos um pontapé inicial importante aqui para a FIEMA, com a implementação do Observatório Regional da Indústria que faz parte de uma rede nacional de Observatórios. Ele terá um papel fundamental aqui no estado, de discutir e trazer conhecimento para a construção de um futuro promissor paro Maranhão”, afirmou o gerente executivo do Observatório Nacional da Indústria, Márcio Guerra. 

FIEMA discute com CNI criação do Observatório da Indústria no Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.