(Divulgação)

COLUNA

Negócios & Inovação
Fique por dentro de notícias sobre inovação, Startups e novos negócios do Grupo Mirante.
Coluna Aduela

As principais diferenças entre Venture Capital e Venture Building

Venture Capital ou Venture Building? Confira neste artigo a melhor opção para o seu perfil de investimento.

Gerson Soares / Aduela Ventures

Atualizada em 02/05/2023 às 23h39
Saiba as principais diferenças entre Venture Capital e Venture Building.
Saiba as principais diferenças entre Venture Capital e Venture Building.

SÃO LUÍS - Nos últimos anos, o mundo empresarial tem visto um crescimento notável no número de startups que surgem em todo o mundo. Isso se deve em grande parte ao aumento do investimento em tecnologia e inovação. Nesse contexto, muitos investidores estão procurando oportunidades para investir em novas empresas em fase inicial e, por isso, têm surgido diferentes modelos de negócios para apoiar essas startups, como o Venture Capital e o Venture Building. Mas você sabe quais são as principais diferenças entre esses dois modelos de

investimento? Nesta coluna, exploraremos as principais diferenças entre dois modelos muito famosos, e que são muito confundidos, Venture Capital e Venture Building. Além disso, explicaremos como esses modelos podem ajudar as startups a crescerem e se expandirem.

Mas antes…

Conheça a Aduela Ventures.
Conheça a Aduela Ventures.

Ainda não conhece a Aduela Ventures? A Aduela é a janela de oportunidades que conecta o mercado tradicional com a nova era da comunicação e do entretenimento. Acesse as redes e saiba mais.

Venture Capital
Venture Capital

O que é Venture Capital? 

Venture Capital (VC) é um modelo de investimento em que investidores institucionais, como fundos de investimento, investem em startups que estão em fase inicial e têm potencial de crescimento significativo. Esses investidores fornecem capital à empresa em troca de uma participação acionária, com o objetivo de obter um retorno financeiro significativo no futuro, quando a empresa for vendida ou abrir o capital no mercado de ações.

O objetivo do Venture Building é criar uma empresa que tenha um modelo de negócios escalável e sustentável a longo prazo.
O objetivo do Venture Building é criar uma empresa que tenha um modelo de negócios escalável e sustentável a longo prazo.

O que é Venture Building? 

Venture Building é um modelo de negócio que se concentra em construir empresas a partir do zero, em vez de investir em startups já existentes. Nesse modelo, uma equipe de empreendedores, investidores e especialistas em negócios trabalham juntos para criar uma empresa do zero, a partir de uma ideia inicial. O objetivo do Venture Building é criar uma empresa que tenha um modelo de negócios escalável e sustentável a longo prazo.

 Quais são as principais diferenças entre Venture Capital e Venture Building?

A principal diferença entre Venture Capital e Venture Building é que o VC é um modelo de investimento passivo, em que os investidores fornecem capital às empresas em troca de participação acionária. Já o Venture Building é um modelo de negócio ativo, em que a equipe trabalha para construir uma empresa do zero, desde o estágio de ideação até o lançamento do produto no mercado. Outra diferença importante é que o Venture Capital é geralmente orientado para startups já existentes, que têm um produto validado e em momento de tração e crescimento no mercado. Por outro lado, o Venture Building, especialmente a Aduela Ventures, se concentra no encaixe das Startups no mercado, a partir da concepção de um produto. Além disso, o Venture Capital tem um horizonte de investimento mais curto do que o Venture Building. Os investidores do VC, Venture Capital, geralmente esperam obter um retorno financeiro em um período de três a cinco anos, enquanto o Venture Building tem um horizonte de investimento mais longo, de cinco a oito anos. Venture Building é uma abordagem de investimento relativamente nova em comparação com o Venture Capital. Enquanto o Venture Capital é um modelo de investimento mais tradicional que investe em empresas já estabelecidas em fase inicial ou de crescimento, o Venture Building envolve investimento na empresa e suporte estratégico, tático e operacional. Com o Venture Building, os investidores suportam uma operação de especialistas em Inovação Aberta, com direito a recursos, experiência e suporte em todas as etapas de “buildagem”, desde a ideia até a execução e lançamento do produto. O objetivo é captar startups do ecossistema de inovação e suportar a criação de um modelo de negócio escalável e inovador para que estas possam crescer rapidamente e ser bem-sucedidas no mercado.

Já o modelo de Venture Building tem como objetivo a sustentação de um time expert em inovação para apoiar a construção de startups promissoras.
Já o modelo de Venture Building tem como objetivo a sustentação de um time expert em inovação para apoiar a construção de startups promissoras.

Qual a melhor opção para o meu perfil de investimento?

Enquanto no modelo de Venture Capital o investidor busca empresas com potencial de crescimento e retorno financeiro em um período de tempo relativamente curto. Já o modelo de Venture Building tem como objetivo a sustentação de um time expert em inovação para apoiar a construção de startups promissoras. Esse modelo é muito indicado para perfil de investidores que querem diversificar a sua carteira de investimentos e integrar inovação e startups ao seu portfólio. Já a escolha de Venture Capital é mais indicada para investidores mais experientes, e que entendam mais sobre o processo de investimento capitalização em cima de “Exits” futuros. Assim, a escolha entre Venture Capital e Venture Building deve ser baseada no seu atual perfil de investimento e conhecimento sobre o mundo da inovação aberta. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre o modelo de Venture Building, aqui na Aduela Ventures, com este modelo. Oferecemos suporte completo às startups investidas e buscando construir negócios de sucesso a longo prazo. Como Venture Builder no segmento de entretenimento e comunicação, estamos comprometidos em identificar oportunidades de negócio inovadoras e rentabilizar ao máximo o investimento de nossos acionistas.

Entre em contato conosco clicando aqui e conheça mais sobre a operação da Aduela Ventures.

 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.