SISU

TRE-MA alerta sobre obrigatoriedade do título de eleitor para inscrição no Sisu

Documento obrigatório na seleção do Ministério da Educação para estudantes que desejam cursar o ensino superior. A exigência é para brasileiros maiores de 18 anos.

Ipolítica com informações do TRE-MA

TRE-MA alerta sobre obrigatoriedade do título de eleitor para inscrição no Sisu
TRE-MA alerta sobre obrigatoriedade do título de eleitor para inscrição no Sisu (Reprodução)

SÃO LUÍS- Nesta terça-feira (28) com a divulgação do resultado do (SISU), sistema de seleção utilizado para o ingresso de jovens nas universidades públicas do Brasil, vale lembrar que o título de eleitor é documento obrigatório na seleção do Ministério da Educação para estudantes que desejam cursar o ensino superior. A exigência é para brasileiros maiores de 18 anos.

Com isso, o primeiro passo para os jovens obterem um título de eleitor é fazer o alistamento na Justiça Eleitoral. Para isso, basta acessar o Portal do Tribunal Superior Eleitoral ou se dirigir a uma unidade de atendimento da zona eleitoral no município em que a pessoa reside e deseja votar.

Documentos necessários: 

  • Documento oficial de identificação (frente e verso, quando for o caso);
  • Comprovante de vínculo com o município (vínculo residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha da cidade);
  • Comprovante de pagamento de débito (quando houver débito com a Justiça Eleitoral);
  • Comprovante de quitação militar, obrigatório somente às pessoas do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos, ou seja, os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade. O documento será exigido do homem transgênero que tenha ratificado o gênero no registro civil até 31 de dezembro do ano que completou 19 anos

E quem já possui o título?

  • Se você já se alistou na Justiça Eleitoral, mas perdeu o título, pode solicitar a via impressa no cartório eleitoral ou imprimi-lo diretamente na internet.  Outra opção é emitir a versão digital do documento: basta acessar o aplicativo e-Título, que pode ser baixado para smartphones ou tablets, nas Plataformas iOS ou Android.

 

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.