IPVA

Wellington do Curso quer fim da taxa de licenciamento de veículos no MA

Deputado estadual apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa com proposta, que será analisada por comissões técnicas antes de ir ao Plenário.

Ipolítica

Wellington do Curso apresentou projeto de lei para extinguir taxa de licenciamento no Maranhão
Wellington do Curso apresentou projeto de lei para extinguir taxa de licenciamento no Maranhão (Divulgação)

SÃO LUÍS - O deputado estadual Wellington do Curso ( PSC), apresentou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa, que institui o fim da cobrança da taxa para emissão do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRVL) no Maranhão. A isenção, abrange os serviços de emissão de 1ª e 2ª via, cópia original e segunda solicitação do referido documento.

Caso seja aprovada na Casa, a medida resultaria em redução no valor global que é pago anualmente pelo contribuinte para obter o CRVL. 

No caso de automóveis de pequeno porte, o licenciamento hoje está fixado em R$ 85,00. 

Ao justificar o projeto, Wellington do Curso afirmou que não se trata de uma renúncia de receitas por parte do Estado, e sim de uma adequação à realidade, pois o Governo do Maranhão teve redução de custos com a nova forma de encaminhar a documentação aos condutores. Ele lembra que em anos anteriores, a entrega de documentos ocorria somente por meio físico.  Atualmente, o documento é digital. 

Leia também: Maranhão utilizará inteligência artificial para combate à sonegação de ICMS

Como o proprietário do veículo não receberá mais a versão impressa, poderá fazer a cópia, em papel, do documento do carro digital com o Quick Response Code (QRCode) gerado pelo Denatran. 

Com isso, o código de segurança impresso no certificado poderá ser verificado pelas autoridades mesmo na ausência de um celular. A inovação, segundo o deputado, tornou desarrazoada a cobrança da referida taxa, incompatível com o serviço prestado ao cidadão, proprietário de veículo automotor.

A matéria será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), da Assembleia Legislativa. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.