Carnaval 2023

Eduardo Braide exalta realização do Carnaval em São Luís após dois anos sem folia

Prefeito destacou ainda a tradição da festa na capital maranhense e a estrutura montada na Passarela Chico Coimbra.

Gustavo Arruda / Imirante

Atualizada em 18/02/2023 às 07h06
O prefeito Eduardo Braide e a primeira-dama Graziela Braide durante a entrega da chave da cidade à Corte Momesca.
O prefeito Eduardo Braide e a primeira-dama Graziela Braide durante a entrega da chave da cidade à Corte Momesca. (Gustavo Arruda / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), participou, na noite desta sexta-feira (17), da abertura do Carnaval 2023 na Passarela do Samba Chico Coimbra, no Anel Viário. Acompanhado da primeira-dama Graziela Braide, o prefeito fez a entrega simbólica da chave da cidade à Corte Momesca, que é responsável por representar a folia e levar o espírito carnavalesco aos eventos que promovem a festa carnavalesca por toda a capital maranhense.

Em entrevista ao Imirante, Eduardo Braide falou da alegria pelo retorno dos desfiles de Carnaval, que não ocorreram nos últimos dois anos por causa da pandemia da Covid-19 e podem ser realizadas novamente com o alto número de pessoas vacinadas contra a doença em São Luís, além da queda de casos ativos. O prefeito também falou sobre as iniciativas de valorização da folia com as festas de Pré-Carnaval e as apresentações na passarela: para Braide, é preciso reconhecer a importância de escolas de samba e blocos tradicionais na construção da cultura popular.

"Em primeiro lugar, queria falar da felicidade de ter superado essa pandemia. Assumimos a prefeitura em um momento muito difícil, mas fizemos uma excelente campanha de vacinação contra a Covid-19, o que nos permite estar aqui após dois anos, tendo de volta o nosso Carnaval tradicional de São Luís, que é o Carnaval da Passarela do Samba. Fizemos um Pré-Carnaval resgatando o Carnaval de rua, que aconteceu na Madre Deus, e agora temos esse momento de entregar a chave da cidade à Corte Momesca, ao Rei Momo, que vai tomar conta da cidade durante todo esse período de folia", afirmou o prefeito.

Além disso, Eduardo Braide detalhou as ações da Prefeitura de São Luís para que o Carnaval da Passarela do Samba Chico Coimbra seja realizado da melhor maneira possível. O prefeito disse que tudo foi pensado para oferecer conforto e segurança aos foliões que participarem da festa no Anel Viário.

"O que eu peço é que todo mundo possa brincar com muita alegria e muita paz no coração. Montamos toda uma estrutura aqui na passarela, com segurança, suporte para atendimento médico, enfim, que a gente possa viver realmente esse momento, mais do que só aproveitar, depois desses dois anos longe do Carnaval. Nossa maior felicidade vai ser quando essa avenida estiver cheia com os nossos blocos tradicionais e as nossas escolas de samba, que vão trazer muita alegria e esperança nesse Carnaval de 2023", diz Braide.

Eduardo Braide ressaltou ainda que o Carnaval na Passarela do Samba incentiva a geração de renda e emprego em diversos setores, como o comércio e o turismo. "O Carnaval também é fundamental para aquecer a economia, basta ver os vendedores que estão aqui no entorno da passarela, os quiosques novos que entregamos na urbanização do Anel Viário, além dos quiosques provisórios que são colocados nesse período. É geração de emprego e renda para aqueles que são da cidade", destacou o prefeito.

Carnaval 2023 em São Luís

Após os desfiles dos blocos tradicionais do Grupo B nesta sexta-feira (17), as festas do Carnaval 2023 na Passarela do Samba Chico Coimbra terão continuidade neste sábado (18), com as apresentações de 18 blocos tradicionais do Grupo A. Com muita animação, belas fantasias e composições diversas, as agremiações prometem desfiles históricos em busca do título.

A programação terá continuidade no domingo (19), quando ocorre o primeiro dia dos desfiles das escolas de samba de São Luís, com as apresentações de sete agremiações. Já na noite de segunda-feira (20), outras cinco escolas desfilam pela avenida e encerram os concursos carnavalescos de 2023.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.