Turistas chegando

Hotéis de São Luís comemoram aumento da taxa de ocupação a poucos dias do Carnaval

A média de ocupação nos empreendimentos hoteleiros da orla marítima está em 78,16%, podendo chegar a 85% ou mais a partir do fim de semana.

Evandro Júnior / Imirante

São Luís - Os hotéis de São Luís terão alta nas estadas desta semana até o meio da próxima. É que o diversificado Carnaval da capital maranhense, com dois circuitos especiais, sendo um na Avenida Beira-Mar e o outro na Avenida Litorânea, além do tradicional de rua da Madre Deus, está atraindo hóspedes tanto de outras cidades quanto de outros estados. A programação tem um grande peso nesse processo.  

O Rio Poty Hotel & Resort (Ponta d'Areia), um dos mais bem localizados da cidade (fica próximo tanto do circuito de folia da Beira-Mar quanto da Avenida Litorânea e da Madre Deus), por exemplo, já experimenta uma ocupação de 70% atualmente, a mais alta do período após a pandemia do novo coronavírus, segundo informou o gerente Armando Ferreira, que é também presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). A tendência, com a chegada do período oficial de Carnaval. é de aumento. 

“Nós estamos muito felizes com esse incremento. Afinal, foram dois anos de pandemia e que afastou o turista da nossa cidade. Mas as coisas estão voltando ao normal e a tendência é melhorar. Aqui, nossos atrativos incluem, também, o upgrade do hotel, com a mudança de status, pois agora somos também resort, e os incrementos na infraestrutura com o retrofit. Além disso, temos a nossa vista deslumbrante para a Baía de São Marcos, instalações super agradáveis, dois restaurantes com um cardápio de comida regional e contemporânea que os turistas adoram e por aí vai”, frisou o gerente Armando Ferreira.

Hotel Blue Tree, no Calhau, está, atualmente, com taxa de ocupação de 70% e expectativa de aumento nos próximos dias
Hotel Blue Tree, no Calhau, está, atualmente, com taxa de ocupação de 70% e expectativa de aumento nos próximos dias

O Blue Tree Towers Hotel (Calhau), com o diferencial de estar localizado na orla marítima, a poucos minutos do Circuito da Avenida Litorânea, também já comemora a ocupação para o período. Atualmente, conforme informações da assessoria de imprensa do empreendimento, a taxa está em 70%, com tendência de aumentar nos próximos dias. 

A gerente do Hotel Luzeiros (Ponta do Farol), Dayane Santana, informou que a taxa de ocupação atual está em 90%. “E nossa expectativa é que essa ocupação avance para 100% de 18 a 21 de fevereiro”, disse Dayane Santana. 

No Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol, 90% das acomodações estão ocupadas, com tendência de fechar em 100% de 18 a 21 de fevereiro
No Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol, 90% das acomodações estão ocupadas, com tendência de fechar em 100% de 18 a 21 de fevereiro

Taxa de ocupação

De acordo com o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos, a média da taxa de ocupação dos hotéis localizados na orla marítima da capital no geral este ano está em 78,16% até o presente momento. Ano passado, essa taxa era de 65,94% no mesmo período. “A nossa estimativa é que chegue a 85%, pois tem muita gente que deixa para reservar hotel em cima da hora”, disse Saulo Santos.

O movimento de passageiros no Aeroporto Internacional de São Luís será intenso, conforme levantamento feito pela CCR Aeroportos, concessionária que administra o terminal. Já se sabe que cerca de 20 mil passageiros deverão embarcar e desembarcar entre os dias 16 e 22 de fevereiro. 

Para atender aos mais de 180 pousos e decolagens previstos, equipes operacionais estarão a postos a fim de garantir segurança e conforto a quem utilizar as instalações do aeroporto da capital maranhense no período.

O aumento no fluxo de passageiros será perceptível desde o primeiro dia considerado no levantamento, quando 3.600 passageiros deverão cruzar os portões de embarque e desembarque.

Os foliões chegarão para curtir a folia em São Luís ou deixarão a cidade para aproveitar a temporada em destinos como Salvador (BA), Recife (PE), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), para os quais o aeroporto oferece voos direto. Nos demais dias, a média será de 2.800 passageiros.



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.