GOVERNO FEDERAL

Lula quer reativar empresa estatal fabricante de chips

Empresa que ficou conhecida por desenvolver o "chip do boi" estava em processo de liquidação iniciado na gestão de Jair Bolsonaro

Ipolítica

Presidente determinou criação de grupo de trabalho que deve reverter processo de liquidação da Ceitec.
Presidente determinou criação de grupo de trabalho que deve reverter processo de liquidação da Ceitec. (Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer reverter o processo de encerramento da Ceitec, estatal fabricante de chips e condutores criada em 2008. ​​​​​​​Empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e​ Inovações (MCTI), a estatal atua no segmento de semicondutores desenvolvendo soluções para identificação automática (RFID e smartcards) e para​ aplicações específicas.

Sediada em Porto Alegre (RS), ela ficou conhecida por criar o chamado “chip do boi”, um sistema de monitoramento de rebanho desenvolvido à pedido do governo federal. Apesar disso, o produto nunca foi produzido em escala e nem usado comercialmente.

Em processo de liquidação pelo governo de Jair Bolsonaro, a empresa foi instada incialmente para a privatização. Contudo, pelo desinteresse do mercado, ela acabou entrando no processo de liquidação/fechamento. 

 A reunião que determinou a possibilidade de reabertura da empresa teve a participarão representantes da Advocacia-Geral da União (AGU), da Casa Civil e dos Ministérios de Fazenda, Gestão e Inovação e Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços.

O grupo terá 120 dias para entregar as conclusões sobre o futuro da Ceitec – o prazo pode ser prorrogado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.