BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer reverter o processo de encerramento da Ceitec, estatal fabricante de chips e condutores criada em 2008. Empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a estatal atua no segmento de semicondutores desenvolvendo soluções para identificação automática (RFID e smartcards) e para aplicações específicas.
Sediada em Porto Alegre (RS), ela ficou conhecida por criar o chamado “chip do boi”, um sistema de monitoramento de rebanho desenvolvido à pedido do governo federal. Apesar disso, o produto nunca foi produzido em escala e nem usado comercialmente.
Em processo de liquidação pelo governo de Jair Bolsonaro, a empresa foi instada incialmente para a privatização. Contudo, pelo desinteresse do mercado, ela acabou entrando no processo de liquidação/fechamento.
A reunião que determinou a possibilidade de reabertura da empresa teve a participarão representantes da Advocacia-Geral da União (AGU), da Casa Civil e dos Ministérios de Fazenda, Gestão e Inovação e Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços.
O grupo terá 120 dias para entregar as conclusões sobre o futuro da Ceitec – o prazo pode ser prorrogado.
Saiba Mais
- Casa da Mulher Brasileira vai chegar a todas as capitais do país
- Lula inaugura primeiro complexo associado de energia renovável
- Governo relança Mais Médicos; brasileiros terão prioridade
- Ipec: Lula tem avaliação melhor que a de Bolsonaro no início do mandato
- Governo reduz previsão oficial de crescimento do PIB para 1,61%
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.