CHOQUE

Henrique Meirelles discorda de críticas de Lula em relação ao Banco Central

Ex-presidente da instituição durante primeiro governo do petista afirmou que banco Central está "em boas mãos".

Ipolítica

Atualizada em 08/02/2023 às 11h24
Ex-presidente do Banco Central discorda de críticas de Lula sobre BC.
Ex-presidente do Banco Central discorda de críticas de Lula sobre BC. (Reprodução)

BRASÍLIA - O ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou hoje (8), que Lula tem passado informações inverossímeis sobre os resultados da política monetária do Banco Central. Segundo ele, a taxa Selic de 13,75%, criticada por Lula, está nesse patamar “porque a inflação no Brasil não é de demanda”.

Meirelles elogiou a atuação do presidente do Banco Central, Campos Neto, e assegurou disse que o Banco Central “faz o seu trabalho” e que “está em boas mãos”. Ele esclareceu, como ex-presidente do BC, que uma equipe especializada se utiliza de parâmetros rigorosamente técnicos em suas decisões.

As declarações de Meirelles foram dadas em entrevista ao programa Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes.

O ex-ministro recomendou que o País abandone essa polêmica contra a autonomia do Banco Central, adotada nas maiores economias do mundo, e que o governo direcione seus esforços para promover o crescimento do Brasil, fazendo reformas e estimulando investimentos.

A atitude do BC de não entrar no debate político, nem mesmo para se defender dos ataques, foi considerada positiva por Meirelles.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.