Análise

Câmara de São Luís prepara espaço para nova sede do legislativo

Projeto de uma nova sede da Casa é antigo e ainda não conseguiu sair do papel; proposta aprovada nesta quarta-feira, 8, pode mudar este cenário.

Carla Lima/Ipolítica

Vereadores de São Luís aprovou projeto com emendas que garantem terreno para construção da nova sede
Vereadores de São Luís aprovou projeto com emendas que garantem terreno para construção da nova sede (Agência Câmara SLZ)

SÃO LUÍS - Depois de anos, a Câmara Municipal de São Luís poderá ter sede própria. Um projeto de lei encaminhado pela Prefeitura de São Luís e aprovado com emendas dos vereadores destina parte de terreno no Sítio Santa Eulália para a constração da sede do legislativo ludovicense. Se consolidado este projeto, a Câmara deixa a estrutura limitada no Centro Histórico da capital para um prédio mais amplo e moderno.

O Projeto de Lei n.º 254/22 define às coordenadas do Sítio Santa Eulália, área de uso sustentável localizada entre as avenidas Carlos Cunha e Via Expressa. Com isto, um hectere e meio será destinado para a Câmara. Outra parte deve ficar com o Tribunal de Justiça que também terá nova sede.

O atual prédio da Câmara é cedido pela Receita Federal. A estrutura é pequena com plenário apertado e gabinete dos vereadores adaptados para abrigar todos os parlamentares e sua equipe de assessores.

A construção de uma nova sede já foi promessa de campanha de vários candidatos a presidente da Casa. A área onde funcionava a fábrica na rua São Pantaleão, Centro, chegou a ser cogitada para a construção de um novo prédio, mas ficou tudo no papel. Nada avançou.

As limitações de recursos são os motivos principais para que o “sonho” não saísse nunca do papel. Na sessão de aprovação da proposta sobre o Santa Eulália, o presidente da Câmara, Paulo Victor (PCdoB), anunciou que o governador Carlos Brandão (PSB) entrará no circuito da construção da nova sede.

Resta saber agora se o projeto sairá de fato do campo das ideias. Além disto, quanto tempo este projeto levará para se consolidar. Paulo Victor quer que seja nos próximos dois anos antes de ele deixar o comando do parlamento.

Agora é aguardar os trâmites e efetivação deste projeto. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.