Tecnologia, inovação e diversão

Torneio SESI de Robótica começa em grande estilo em São Luís

Na competição, estudantes criam robôs feitos inteiramente com peças de LEGO e disputam vagas no torneio nacional, em Brasília.

PUBLI / SESI

- Atualizada em 05/02/2023 às 19h44
A abertura contou com a participação de 49 equipes de escolas do Maranhão, Paraíba, Tocantins e Piauí. (Foto: Divulgação / SESI)
A abertura contou com a participação de 49 equipes de escolas do Maranhão, Paraíba, Tocantins e Piauí. (Foto: Divulgação / SESI)

SÃO LUÍS – O mundo fantástico da robótica invadiu São Luís, neste final de semana. Até este domingo, 5, o SESI Araçagi reúne mais de 400 estudantes de quatro estados brasileiros no Torneio SESI de Robótica, Regional Maranhão, Temporada Super Powered, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI-MA), entidade do Sistema FIEMA. O evento foi criado para despertar o interesse de crianças e adolescentes de 9 a 16 anos, em ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. No total, 49 equipes de escolas do SESI e de escolas públicas disputam duas competições - o Torneio de Robótica First Lego League Challenge e o F1 in Schools - e participam da mostra First Tech Challenge (FTC). No evento, um festival de cores, peças de Lego, miniaturas de fórmula 1, música e até um parque de diversões.  

O presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, destaca a relevância do Torneio SESI de Robótica para o Estado. (Foto: Divulgação / SESI)
O presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, destaca a relevância do Torneio SESI de Robótica para o Estado. (Foto: Divulgação / SESI)

O anfitrião Edilson Baldez das Neves, presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, destacou como a robótica oferece a oportunidade de aprender brincando, se relacionando e trabalhando em equipe. “A robótica no SESI é uma referência e por isso as nossas vagas estão sendo disputadas. Nós não trabalhamos isolados. Além das escolas municipais, vamos levar a robótica às escolas estaduais”.  

Os alunos do ensino fundamental e médio da Rede SESI de Educação já vivenciam a robótica nas escolas e o torneio busca incentivar os talentos do estado, em uma parceria do SESI com a First e o Grupo Lego, proporcionando aos alunos que se apropriem do programa e fortaleçam a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico. “Estamos mostrando que a robótica não é apenas cultura e educação. E vocês estão tendo a oportunidade de começar cedo e isso resultará em grandes oportunidades. Somos uma grande equipe e todos que estão aqui, é porque acreditam no futuro e o futuro está com vocês, estudantes”, disse Baldez.

Os jovens competidores galgam uma das sete vagas abertas no Maranhão para o torneio nacional, que será realizado em março, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, promovido pelo SESI, operador nacional do torneio de robótica First Lego League.  

O operador oficial do Torneio First Lego League do SESI Nacional, Marcos Sousa, durante a abertura do Torneio SESI de Robótica. (Foto: Divulgação)
O operador oficial do Torneio First Lego League do SESI Nacional, Marcos Sousa, durante a abertura do Torneio SESI de Robótica. (Foto: Divulgação)

O operador oficial dos torneios FLL no Brasil, Marcos Sousa, do SESI Departamento Nacional, lembrou que o SESI Maranhão estreou no torneio em 2020, durante a pandemia, de forma remota. “Foi quando o Brasil inteiro descobriu a potência que é o Maranhão na robótica. Das 40 equipes, 14 são de escolas públicas. O compromisso que o SESI tem é com o Brasil e não apenas com educação, saúde e segurança no trabalho”.  

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Naldir Lopes, agradeceu o convite para o torneio e levou aos competidores uma mensagem do governador Carlos Brandão: “vocês são a luz da nossa nação”.

PROTOTIPANDO SONHOS

Durante a competição, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o SESI e a Fapema, para a concessão de bolsas de iniciação científica e tecnológica para os alunos do projeto Prototipando Sonhos, do SESI Maranhão, no qual a entidade apadrinha equipes de escolas públicas levando a robótica para novos alunos de forma totalmente gratuita. Assinaram a parceria Edilson Baldez, o presidente da Fapema, André Luís Santos e o superintendente regional do SESI, Diogo Lima.

Assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Fapema a fim de ofertar bolsas de iniciação cientifica e tecnológica para alunos de escolas públicas do projeto Prototipando Sonhos, do SESI Maranhão. (Divulgação / SESI)
Assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Fapema a fim de ofertar bolsas de iniciação cientifica e tecnológica para alunos de escolas públicas do projeto Prototipando Sonhos, do SESI Maranhão. (Divulgação / SESI)

“Desde 2019, estamos ampliando as nossas ações para o interior do estado e, também, para os alunos do ensino médio e fundamental. Daí a nossa parceria com o SESI para concessão de 50 bolsas de iniciação científica, que queremos levar ainda para os alunos do SESI no interior do estado”, afirmou o presidente da FAPEMA.  

O torneio é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI), entidade do Sistema FIEMA, com patrocínio da Equatorial Energia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura via Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Maranhão e conta com o apoio da Vale, Eneva, SESC, Grupo Mirante, Equatorial Telecom, Ricco, Coca Cola, Dominus Pizzaria, Sebrae, IEL-MA e Louvre Magazine.

“É um prazer em sermos um dos grandes parceiros do Sistema FIEMA.  Este ano, estamos com o SENAI formando eletricistas, e agora com o SESI no Torneio de Robótica. Quero um pouco dessa energia de vocês”, ressaltou o diretor de Relações Institucionais da Equatorial Energia, José Jorge Leite.

O superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima, revelou a potencialidade do Maranhão no torneio, que reuniu cerca de 1 mil visitantes, somente no primeiro dia. “Em três anos nós conseguimos nos posicionar no calendário brasileiro. Isso é um orgulho muito grande. Só para ter uma ideia, a Paraíba viajou mais de 20 horas para competir no Maranhão, podendo viajar uma hora para competir no Recife”.

Participaram da abertura do evento a superintendente do SESI Tocantins, Roseli Sarmento, a superintendente do SESI Paraíba, Geisa Brito, o operador oficial dos torneios First Lego League no Brasil, Marcos Sousa, do SESI Departamento Nacional, o representante do Comitê Nacional de Avaliação FLL e juíza chefe do torneio, Rosi Carvalho, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Naldir Lopes, a secretária municipal de Educação de São Luís, Caroline Marques, que representou o prefeito Eduardo Braide, o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Junior, o secretário adjunto de Estado de Cultura, Abimael Silva Neto, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e vice-presidente da FIEMA, Celso Gonçalo, o superintendente do Sebrae, Albertino Leal, o superintendente da Fecomércio, Max de Medeiros, a diretora regional do SESC-MA, Rutineia Monteiro, o diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, o superintendente da FIEMA, César Miranda, a coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota, o diretor de Relações Institucionais e Planejamento da Equatorial Energia, José Jorge Leite Soares, o diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), coronel Fernando Leal, representante da Eneva no Maranhão, José Ramiro, a analista de Relações Institucionais da Vale, Cláudia Lima, os deputados estaduais Ariston Ribeiro e Fernando Braide, o vereador Marlon Botão, os diretores da FIEMA Fábio Nahuz, José Orlando Soares Leite Filho, Antônio Pavão, João Batista Rodrigues, Ana Rute Mendonça, Pedro Robson Holanda da Costa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.