SÃO LUÍS - O Torneio SESI de Robótica, maior campeonato do gênero no Maranhão, começou na manhã deste sábado (4), em São Luís. Embalada ao som do Grupo Lamparina, a abertura do evento contou com a participação do presidente do Fiema e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, e do Diretor Regional do SENAI, Raimundo Nonato Campelo Arruda.
Apresentando inovações para o uso sustentável da energia, o campeonato reuniu mais de 200 alunos de escolas públicas e privadas do Maranhão, Paraíba, Tocantins e Piauí, divididos em 49 equipes. A competição é realizada nas modalidades First Lego League Challenge (FLL) e F1 in Schools. Neste ano, a etapa regional do evento também conta uma nova amostra: O First Tech Challenge (FTC).
“A FLL é uma robótica toda prototipada em LEGO e participam alunos de 9 até 16 anos. Já a Fórmula 1 é para jovens de 15 a 18 anos. O FTC é uma nova modalidade com robôs mais complexos, programados em Arduíno, e com desafios dentro de uma arena. É o passo seguinte para a modalidade mais complexa que nós temos no Brasil, que é o FRC”, explicou o superintendente do SESI Maranhão, Diogo Diniz.
Na temporada “Super Powered”, os competidores foram desafiados a pensar nas melhores soluções para o uso responsável da energia. Para Edilson Baldez, o torneio promove o desenvolvimento de conhecimentos relacionados à área da tecnologia nos alunos, além de inseri-los no universo da indústria 4.0.
“Esse torneio é importante porque o jovem já começa a trabalhar a tecnologia desde cedo e esse ambiente é propício para que ele se desenvolva. Estamos vivendo na indústria 4.0 e nada melhor do que preparar os nossos alunos para ingressar neste mundo”, disse o presidente do Fiema e diretor regional do SESI.
No evento, os projetos voltados para o uso sustentável da energia foram apresentados em vários stands. Uma equipe, que veio de uma comunidade no interior do Maranhão, teve a ideia de gerar energia a partir dos dejetos produzidos pelos bovinos.
“O que motivou a gente a ter esse tema foi a falta de energia, que é muito frequente onde a gente mora. O bovino é o ruminante de mais fácil acesso para a gente gerar essa energia sustentável e renovável. Com tudo isso a gente vai estar amenizando os impactos ambientais, já que o bovino é um dos maiores poluidores da camada de ozônio”, disse a aluna Amanda Costa.
Programação
O evento segue até domingo (5) e a entrada é gratuita. A programação do segundo e último dia do campeonato começa a partir das 8h45, com corridas F1 in Schools, Rounds FLL e aguardada premiação dos ganhadores. Veja a abaixo programação completa deste domingo (5):
- 7h30 - Início das atividades FLL e F1: Organização dos Pits
- 9h às 10h30 - Corridas F1 in Schools
- 8h45 às 10h45 - Rounds FLL
- 10h35 às 11h30 - Deliberação de Juízes-F1 in Schools
- 11h - Deliberação de Categorias - FLL
- 12h às 13h30 - Intervalo para almoço
- 13h - Deliberação Geral - FLL
- 14h - Cerimônia de Premiação - F1 in Schools
- 15h - Cerimônia de Premiação - F1 in Schools
- 17h - Final das atividades
Saiba Mais
- Três equipes do Maranhão são classificadas para etapa eliminatória do F1 in Schools
- Maranhenses iniciam jornada no campeonato nacional de Robótica
- SESI Itinerante chega a Tuntum com expectativa de realizar 4.500 atendimentos
- Termina neste domingo (26) prazo de inscrição para vagas de Técnico de Segurança do Trabalho no Maranhão; salário chega a R$ 4.794,00
- SESI Folia 2023 marcou como o Carnaval para a família maranhense
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.