Programa de Pós-graduação

Abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Direito da Universidade Ceuma

O programa é destinado a profissionais graduados no curso de Direito e em áreas afins, e os interessados podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro, pela internet.

Publipost/Ceuma

 

Esse é o primeiro Mestrado Profissional em Direito do Maranhão e um dos poucos da região Nordeste. / Foto: Divulgação/Ceuma.
Esse é o primeiro Mestrado Profissional em Direito do Maranhão e um dos poucos da região Nordeste. / Foto: Divulgação/Ceuma.

A Universidade Ceuma está com inscrições abertas para o seletivo 2023 do Mestrado Profissional em Direito, que faz parte do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito e Afirmação de Vulneráveis.

Esse é o primeiro Mestrado Profissional em Direito do Maranhão e um dos poucos da região Nordeste, sendo uma oportunidade de qualificação profissional para novas práticas sustentáveis e inteligentes, no enfrentamento das vulnerabilidades e de tantos problemas públicos complexos.

O programa é destinado a profissionais graduados no curso de Direito e em áreas afins, e os interessados podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro, pela internet. Ao todo, estão sendo oferecidas 25 vagas.

O Seletivo

Os inscritos no programa passarão por um processo seletivo composto de: prova teórica e dissertativa; entrevista; análise de currículo e memorial. A Universidade Ceuma destaca que os candidatos não precisam apresentar projeto de pesquisa como requisito para participação no seletivo, pois o projeto será desenvolvido somente após o ingresso no programa e sob supervisão docente. 

Para 2023, a Universidade Ceuma implantou sua política de descontos para programas de pós-graduação, e os valores para esse curso estão diferenciados, conforme o Aditivo ao Edital.

As aulas 

Os candidatos aprovados no seletivo terão aulas de disciplinas obrigatórias no Campus Renascença, em São Luís, nos seguintes dias e horários:

  • Às quintas-feiras - 19h às 22h
  • Às sextas-feiras - 19h às 22h
  • Aos sábados - 08h30 às 11h30 e, eventualmente, 14h às 17h.

 

Universidade Ceuma, Campus Renascença, em São Luís. / Foto: Divulgação/Ceuma.
Universidade Ceuma, Campus Renascença, em São Luís. / Foto: Divulgação/Ceuma.

As aulas serão ministradas por um corpo docente de expertise e profícuo engajamento com a realidade social, com uso de tecnologias de informação e comunicação. Durante o Mestrado, que terá duração de 24 meses, os alunos terão estudos, análises e pesquisas sobre ações públicas e privadas voltadas para a proteção/inclusão de pessoas e de grupos vulneráveis.

Sobre o Mestrado

A proposta do Mestrado é contemplar a análise de dados, de impactos e eficiência das políticas públicas instituídas pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário como instrumentos de proteção e inclusão de indivíduos e grupos vulneráveis. Ele também aborda a atuação das Funções Essenciais à Justiça, especialmente do Ministério Público e da Defensoria Pública, no controle e promoção de ações na área da saúde e socioambientais, visando a proteção e inclusão de indivíduos e grupos vulneráveis.

O programa vai fomentar, ainda, o diálogo e a análise de ações promovidas pelo Terceiro Setor, entidades sem fins lucrativos, nas áreas da saúde e socioambientais, como forma de garantir a proteção e a inclusão de indivíduos e de grupos vulneráveis. 

Outro destaque é apontar intervenções capazes de diagnosticar e enfrentar as muitas vulnerabilidades individuais e coletivas no entorno social em que ocorrem. 

O Mestrado tem duas Linhas de Pesquisa: Direitos Humanos e Políticas de Proteção e Inclusão de Vulneráveis e Políticas Socioambientais e de Proteção à Saúde para Inclusão de Vulneráveis.

O curso se destina, principalmente, a advogados, magistrados, membros do Ministério Público, procuradores do Estado e do Município, assessores, analistas, consultores, políticos e gestores municipais.

Mais informações sobre o seletivo, linhas de pesquisa, atividades realizadas, corpo docente e publicações, bem como valores do curso e dinâmica do Programa estão disponíveis no edital.

Veja o edital completo.

Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito e Afirmação de Vulneráveis

Iniciado em 2021, o PGDIR/Ceuma tem expressiva participação nos eventos do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito/CONPEDI, notória interlocução com instituições nacionais e estrangeiras e intensa transferência de tecnologias sociais, por meio de produção científica, técnica e atividades em conjunto. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.