BRASÍLIA - Senadores definiram na manhã desta quinta-feira (2), na terceira reunião preparatória da 57ª Legislatura, os nomes que faltavam para a composição da Mesa do Senado. Ontem eles já haviam reconduzido ao cargo o presidente Rodrigo Pacheco (PSD). A chapa única foi aprovada por 66 votos "sim", 12 "não" e duas abstenções.
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve-se na 1º vice-presidência. O cargo de 2º vice-presidente será ocupado por Rodrigo Cunha (União-AL). Cabe aos vice-presidentes substituir, nessa ordem, o presidente nas suas faltas ou impedimentos, assumindo as mesmas atribuições definidas à Presidência do Senado, como convocar e presidir as sessões da Casa.
Rogério Carvalho (PT-SE) assume a 1ª secretaria, responsável pela condução administrativa do Senado. Compete ao 1º secretário rubricar a listagem especial com o resultado de votação promovida por meio do sistema eletrônico, fazer a leitura em Plenário da correspondência oficial recebida pelo Senado e de todos os documentos que façam parte do expediente da sessão.
A 2ª secretaria ficou a cargo do senador Weverton (PDT-MA), que até então estava à frente da 4ª secretaria. Caberá a ele lavrar as atas das sessões secretas, proceder à leitura delas e assiná-las depois do primeiro secretário. Chico Rodrigues (PSB-RR) e Styvenson Valentim (Podemos-RN) ficaram com as 3ª e 4ª secretarias, respectivamente. Eles serão responsáveis por fazer a chamada dos senadores, nos casos previstos no regimento, contar votos e auxiliar o presidente da Casa na apuração de eleições.
Não foram votadas as indicações para as suplências dos secretários. Pacheco disse que oportunamente marcará sessão para essa deliberação. Os membros da Mesa integram a Comissão Diretora, encarregada da organização e do funcionamento da Casa e da redação final de todas as proposições que são aprovadas pelos senadores.
Saiba Mais
- Para Mourão, regime militar contribuiu com a democracia brasileira
- Extinção da Funasa provoca divergências no Senado
- CCJ aprova PL que impede poder público de contratar pessoas condenadas
- Pacheco busca 'consenso' para MPs e promete a Lula celeridade com regra fiscal
- Ministro da Pesca e Aquicultura será ouvido quinta-feira no Senado
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.