Saúde e bem-estar

4 fatos importantes sobre vacinação de cães

Por isso, o time de curadoria digital da Terra Zoo separou algumas dicas importantes para o nosso portal.

Publipost / Terra Zoo

Atualizada em 30/01/2023 às 18h38
A vacina polivalente protege o pet contra mais de um vírus. Foto: Divulgação
A vacina polivalente protege o pet contra mais de um vírus. Foto: Divulgação

SÃO LUÍS - Se você é pai ou mãe de pet, fique atento, a vacinação do seu doguinho é um dos pontos mais importantes para garantir a saúde e bem-estar do pet e dos tutores.

Vale destacar que, ao vacinar o seu pet, você também se protege contra algumas doenças que podem ser transmitidas entre os cachorros e as pessoas.

Por isso, o time de curadoria digital da Terra Zoo separou algumas dicas importantes para o nosso portal.

Primeiro ponto: a ida ao veterinário

A primeira orientação é levar o seu pet ao veterinário. Essa deve ser a primeira atitude ao adotar um doguinho. Assim, é possível monitorar e acompanhar o calendário de vacinação. Na Terra Zoo, por exemplo, em cada unidade existe profissionais especializados que podem orientar e aplicar a vacina adequada para o seu pet.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A vacina polivalente

A vacina polivalente protege o pet contra mais de um vírus. Você já deve ter ouvido falar nas vacinas "V8" e "V10", que indicam o número de doenças prevenidas pela injeção.

A aplicação da vacina ocorre em três doses de acordo com o calendário e protege o animal contra 10 doenças diferentes, porém, a imunização só fica completa ao final da última aplicação, por este motivo é importante seguir direintinho, bem como respeitar os intervalos entre uma dose e outra, assim como acontece no calendário vacinal do ser humano.

Como é o calendário de aplicação?

  1. A primeira dose deve ser aplicada entre 6 e 8 semanas de vida do pet.
  2. Após um intervalo de 2 a 4 semanas, a segunda dose precisa ser administrada.
  3. A terceira aplicação deve ocorrer quando o cachorro completar 16 semanas de vida.

Algumas doenças prevenidas pela V10

∙Cinomose

∙Hepatite infecciosa canina

∙Parvovirose canina

∙Coronavirose

∙Adenovirose

∙Parainfluenza canina

∙Leptospirose

OUTRAS VACINAS

Além da vacina polivalente para cachorro, existem outras vacinas importantes que ajudam a prevenir a gripe canina, a giárdia e a leishmaniose. É importante destacar que elas não são obrigatórias, mas, também são recomendadas pelos especialistas. A vacina da leishmaniose deve ser administrada em pets que vivem em regiões onde existe um grande risco de contaminação.


 

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.