Saúde e bem-estar

4 fatos importantes sobre vacinação de cães

Por isso, o time de curadoria digital da Terra Zoo separou algumas dicas importantes para o nosso portal.

Publipost / Terra Zoo

Atualizada em 30/01/2023 às 18h38
A vacina polivalente protege o pet contra mais de um vírus. Foto: Divulgação
A vacina polivalente protege o pet contra mais de um vírus. Foto: Divulgação

SÃO LUÍS - Se você é pai ou mãe de pet, fique atento, a vacinação do seu doguinho é um dos pontos mais importantes para garantir a saúde e bem-estar do pet e dos tutores.

Vale destacar que, ao vacinar o seu pet, você também se protege contra algumas doenças que podem ser transmitidas entre os cachorros e as pessoas.

Por isso, o time de curadoria digital da Terra Zoo separou algumas dicas importantes para o nosso portal.

Primeiro ponto: a ida ao veterinário

A primeira orientação é levar o seu pet ao veterinário. Essa deve ser a primeira atitude ao adotar um doguinho. Assim, é possível monitorar e acompanhar o calendário de vacinação. Na Terra Zoo, por exemplo, em cada unidade existe profissionais especializados que podem orientar e aplicar a vacina adequada para o seu pet.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A vacina polivalente

A vacina polivalente protege o pet contra mais de um vírus. Você já deve ter ouvido falar nas vacinas "V8" e "V10", que indicam o número de doenças prevenidas pela injeção.

A aplicação da vacina ocorre em três doses de acordo com o calendário e protege o animal contra 10 doenças diferentes, porém, a imunização só fica completa ao final da última aplicação, por este motivo é importante seguir direintinho, bem como respeitar os intervalos entre uma dose e outra, assim como acontece no calendário vacinal do ser humano.

Como é o calendário de aplicação?

  1. A primeira dose deve ser aplicada entre 6 e 8 semanas de vida do pet.
  2. Após um intervalo de 2 a 4 semanas, a segunda dose precisa ser administrada.
  3. A terceira aplicação deve ocorrer quando o cachorro completar 16 semanas de vida.

Algumas doenças prevenidas pela V10

∙Cinomose

∙Hepatite infecciosa canina

∙Parvovirose canina

∙Coronavirose

∙Adenovirose

∙Parainfluenza canina

∙Leptospirose

OUTRAS VACINAS

Além da vacina polivalente para cachorro, existem outras vacinas importantes que ajudam a prevenir a gripe canina, a giárdia e a leishmaniose. É importante destacar que elas não são obrigatórias, mas, também são recomendadas pelos especialistas. A vacina da leishmaniose deve ser administrada em pets que vivem em regiões onde existe um grande risco de contaminação.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.