Saúde

Mapear o metabolismo é primeiro passo para emagrecer com bem-estar

Organismo inflamado leva a indisposição e ganho de peso; método pode reprogramar o indivíduo, proporcionando performance de vida

Imirante.com, com informações da assessoria

Por meio de um exame metabólico, é possível saber, por exemplo, quantas calorias são necessárias para emagrecer sem passar fome.
Por meio de um exame metabólico, é possível saber, por exemplo, quantas calorias são necessárias para emagrecer sem passar fome. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Fazer atividade física, dieta e não conseguir perder peso suficiente. Esta é uma dificuldade que milhares de pessoas têm e talvez nem imaginem que a solução esteja em desinflamar o organismo primeiro. Alguns alimentos e má qualidade do sono são fatores que habitualmente levam a isso, provocando baixa hormonal, indisposição, dificuldade de concentração e ganho de gordura corporal. 

Fazer o mapeamento da individualidade metabólica e bioquímica da pessoa é um dos passos para traçar quais as medidas adequadas podem ser tomadas visando emagrecimento, disposição e performance de vida. Por meio de um exame metabólico, é possível saber, por exemplo, quantas calorias são necessárias para emagrecer sem passar fome. 

No exame chamado calorimetria indireta (padrão ouro no Brasil) é possível medir a relação entre o consumo de oxigênio e a liberação de gás carbônico do corpo em repouso, e o melhor emagrecer mais rápido e sem remédios. Ele é capaz de indicar se o paciente tem metabolismo lento ou não, além de sugerir qual é o combustível (carboidratos ou gorduras) que o corpo está usando para obter a energia necessária.

“Para direcionar o paciente, primeiro é preciso estudar a individualidade bioquímica, o metabolismo e a composição corporal dele. Por meio de exame de sangue, conseguimos fazer esse levantamento e, assim, identificar o que engorda, adotando programas de acompanhamento que entregam melhoria da disposição, libido, emagrecimento e performance”, afirmou a maranhense que hoje também atua em São Paulo, com atendimento a personalidades como as cantoras Sandra de Sá e Alcione, e a atriz Fabiana Karla. 

Por meio de exame de sangue mais específico, é possível avaliar marcadores além dos rotineiros, como colesterol e glicemia, a exemplo de hormônios, longevidade, vitaminas, sono, inflamação. “As pessoas precisam ter ciência de que conhecer o próprio corpo é fundamental para mudar: hábitos, rotinas, estrutura corporal e manter um corpo magro. E, nós, profissionais da área da saúde, estamos aqui para intermediar esta relação. Estou retomando minha agenda na capital maranhense, trazendo tecnologia e inovação como aliadas neste trabalho de aprimoramento do bem-estar dos pacientes”, concluiu. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.