Congresso Nacional de Iniciação Científica

Universidade Ceuma recebe Selo Semesp de IES Amiga da Iniciação Científica

A universidade foi uma das certificadas com o Selo Semesp, por incentivar e valorizar a participação dos estudantes de graduação no 22°. CONIC-SEMESP, o maior Congresso Nacional de Iniciação Científica do país.

Publipost/Universidade Ceuma

Universidade Ceuma recebe Selo Semesp de IES Amiga da Iniciação Científica. / Foto: Divulgação/Ceuma.
Universidade Ceuma recebe Selo Semesp de IES Amiga da Iniciação Científica. / Foto: Divulgação/Ceuma.

 

A Universidade Ceuma ganhou mais um destaque por sua atuação de qualidade na área da pesquisa acadêmica. Dessa vez, a universidade foi uma das certificadas com o Selo Semesp de IES Amiga da Iniciação Científica, por incentivar e valorizar a participação dos estudantes de graduação no 22°. CONIC-SEMESP, o maior Congresso Nacional de Iniciação Científica do país, realizado em novembro de 2022.

O evento teve como objetivo incentivar o desenvolvimento intelectual dos alunos das instituições de ensino superior associadas, por meio do engajamento deles no processo de investigação científica. Durante o CONIC-SEMESP, os alunos tiveram contato com o que há de mais novo no mercado, e puderam dar visibilidade aos seus trabalhos de pesquisa, tendo a oportunidade de se profissionalizar ainda mais para o mercado de trabalho.

No Congresso, duas alunas do Ceuma, que integram o Projeto Fibo de Inovação Tecnológica, orientado pelo professor Helton de Jesus Costa Leite Bezerra, apresentaram seus trabalhos.

As pesquisas desenvolvidas pelas acadêmicas do Ceuma têm os seguintes temas:

  • “Reaproveitamento de sobras de revestimento cerâmico em paginações de pisos e paredes para unidades habitacionais populares de baixa renda”, desenvolvido pela aluna de Arquitetura e Urbanismo, Débora Campos de Castro;

 

Apresentação da acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Débora Campos de Castro. / Foto: Divulgação/Ceuma.
Apresentação da acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Débora Campos de Castro. / Foto: Divulgação/Ceuma.
  • “Projeto Fibo: Transformação de resíduos de madeira em novos produtos”, desenvolvido pela acadêmica de Design, Julyana Ferreira. 

 

Momento da apresentação da acadêmica Julyana Ferreira, do Curso de Design. / Foto: Divulgação/Ceuma.
Momento da apresentação da acadêmica Julyana Ferreira, do Curso de Design. / Foto: Divulgação/Ceuma.

“O Fibo desenvolve projetos com o intuito de transformar resíduos sólidos em matéria-prima para geração de novos produtos através da pesquisa, projetos de extensão e parcerias com Universidades, comunidade e empresas”, informou o professor sobre o objetivo do projeto.

Com o Selo Semesp a Universidade Ceuma se consolida mais uma vez como uma instituição de ensino que valoriza a ciência e o desenvolvimento intelectual de seus alunos, dando espaço, orientação e recursos para que os graduandos desenvolvam pesquisas acadêmicas importantes para o desenvolvimento regional e nacional.

Selo Semesp IES Amiga da Iniciação Científica

Desde 2001, o Semesp apoia a iniciação científica por meio da realização do CONIC-Semesp. E, visando incentivar ainda mais a participação das IES e de seus alunos no congresso, o Semesp lançou o Selo Semesp IES Amiga da Iniciação Científica, que visa aumentar a visibilidade dessa prática nas IES como um importante passo no processo de formação profissional dos estudantes.

O Selo tem como objetivo:

• Promover o engajamento das instituições de ensino superior na promoção de pesquisas de iniciação científica entre seus alunos

• Aumentar a participação dos alunos das IES no Congresso

• Destacar os benefícios da prática das pesquisas de iniciação científica junto aos estudantes de todo o país

• Certificar as IES participantes como fomentadoras da iniciação científica, dando visibilidade à atuação das mesmas nessa atividade acadêmica.

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.