O RETORNO

Contas de Trump no Facebook e Instagram serão reativadas

Comunicado que reestabelece as contas afirma que o povo "deve poder escutar o que os políticos dizem" para "tomar decisões informadas nas urnas".

Ipolítica

Ex-presidente deve retornar às redes após dois anos de banimento
Ex-presidente deve retornar às redes após dois anos de banimento (Divulgação)

EUA - Banido do Facebook e Instagram ainda em 2021, o ex-presidente norte-americano deve swer reintegrado às plataformas. O anúncio foi feito pela empresa que detém os direitos das redes, a gigante tecnológica Meta, nesta quarta-feira (25). Trump era acusado de insuflar a multidão que invadiu e depredou o Congresso dos EUA naquele ano.

No comunicado de reintegração, a Meta informou que suspendeu as contas de Trump há dois anos devido a "circunstâncias extremas e altamente incomuns". Contudo, acredita que a população "deve poder escutar o que os políticos dizem" para "tomar decisões informadas nas urnas".

A Meta diz ter concluído que os riscos em torno do ataque "diminuíram o suficiente" para restabelecer as contas uma vez cumprido o banimento, mas reconhece que existe um "debate importante" sobre a responsabilidade das redes sociais sobre o conteúdo que hospedam.

"Acreditamos que é necessário traçar uma linha entre o conteúdo que é prejudicial e deve ser removido e o conteúdo que, por mais que seja de mal gosto ou impreciso, faz parte da dureza da vida em uma sociedade livre", disse a empresa.

Defensores da liberdade de expressão apoiaram a decisão da Meta, argumentando ser apropriado para o público ter acesso a mensagens de candidatos políticos. Críticos da empresa, porém, acusaram as redes sociais de negligenciarem a moderação de conteúdos.

A empresa incluiu limites em sua política e afirmou que as contas de Donald Trump estão sendo restabelecidas após "suspensões relacionadas com protestos civis", motivo pelo qual podem ser novamente suspensas entre um mês e dois anos caso publiquem conteúdo que viole as normas das plataformas.

Analistas encaram a restauração das contas como um impulso na candidatura de Trump, que pretende concorrer novamente à Casa Branca em 2024. O ex-presidente tem mais de 34 milhões de seguidores no Facebook e 23 milhões no Instagram – plataformas que são veículos fundamentais para a divulgação política e arrecadação de fundos.

Trump reagiu ao anúncio por meio de sua própria plataforma, a Truth Social, em uma mensagem na qual opinou que o Facebook perdeu dinheiro após suspender suas contas. Ele afirmou ainda que esse tipo de proibição "nunca mais deveria acontecer com um presidente em exercício".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.