Tempo

Inmet lança alerta laranja de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h em parte do Maranhão

O aviso de chuvas prevalece nas regiões norte, leste, oeste e centro maranhense.

Imirante.com

Alertas de chuvas laranja e amarelo no Maranhão.
Alertas de chuvas laranja e amarelo no Maranhão. (Arte: Inmet)

SÃO LUÍS - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para algumas áreas do Maranhão na manhã desta quarta-feira (25). O aviso laranja vai prevalecer nas regiões norte, leste, oeste e centro maranhense até a manhã desta quinta-feira (26).

O órgão trabalha com três níveis de alerta, o amarelo, o laranja e o vermelho. A previsão para o restante do dia, de acordo com o Inmet, é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Para as demais regiões do Maranhão, foi lançado um alerta amarelo, que é mais moderado. O aviso indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). 

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Dicas para os motoristas em período de chuva:

  • Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade.
  • Acenda as lanternas e os faróis baixos, para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores.
  • Evite frear de maneira brusca, para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência.
  • Não fume, isso evita o embaçamento do vidro.
  • Não use as poças d’água para “lavar” seu veículo. Muitos acidentes começam assim.
  • Se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água. Até a metade da roda, você tem condições de dirigir, acima disso, o veículo fica exposto a panes mecânicas. Tenha calma e aguarde o nível da água baixar.

 

Participação do internauta

Quer relatar aqui no Imirante a situação da sua rua ou de algum local com alagamento/enxurrada na Grande São Luís ou no interior do Estado? Faça o registro em vídeo ou foto e envie para o WhatsApp da redação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.