Mau tempo

Nevoeiro provoca cancelamentos e atrasos de voos no Aeroporto de São Luís

Ao todo, cinco voos foram cancelados e outros que pousariam na Ilha tiveram as rotas desviadas para Teresina e Fortaleza.

Imirante.com

Atualizada em 21/01/2023 às 11h28

SÃO LUÍS - O forte nevoeiro registrado na madrugada desta sexta-feira (20) em São Luís, provocou o cancelamento e atraso de operações de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, na capital maranhense. Ao todo, cinco voos foram cancelados e outros que pousariam na Ilha tiveram as rotas desviadas para Teresina e Fortaleza.

No início da madrugada, um avião da companhia aérea Azul, vindo de Recife (PE), com pouso programado às 0h30 em São Luís, foi desviado para Teresina. Um outro avião, da Latam, vindo de Fortaleza (CE), também não conseguiu pousar na capital maranhense por conta do mau tempo, arremeteu voo e retornou para Fortaleza.

Outros dois voos, um vindo de Belo Horizonte (MG), da Azul, e outro vindo de Guarulhos (SP), também foram desviados para outras capitais. A informação foi confirmada, por meio de nota, pela assessoria de imprensa da CCR, concessionária que administra o Aeroporto de São Luís.

Cancelamentos

Também por conta do nevoeiro, cinco voos que partiriam de São Luís foram cancelados. Os voos cancelados, das companhias Azul e Latam, tinham como destinos Imperatriz (MA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Guarulhos (SP) e Recife (PE).

Filas foram registradas no saguão do Aeroporto de São Luís. (Foto: Reprodução)
Filas foram registradas no saguão do Aeroporto de São Luís. (Foto: Reprodução)

Os cancelamentos dos voos provocaram grandes filas e muita reclamação dos passageiros no saguão do Aeroporto de São Luís. Muitos tiveram que retornar para casa.

Por meio de nota, a Latam disse que os voos cancelados pelo mau tempo foram remanejados para a noite. Leia:

"A LATAM Airlines Brasil informa que o LA3795 (SLZ-FOR) e LA3467(SLZ-GRU) desta sexta-feira (20/01), que tinham como origem São Luís, foram impactados em virtude das condições meteorológicas adversas no aeroporto, fato totalmente alheio ao controle da companhia. Os voos foram remanejados para às 19h45 e 23h20, respectivamente.   

 A LATAM esclarece que prestou toda a assistência necessária aos seus passageiros. Por fim, a LATAM reitera que adota todas as medidas de segurança possíveis, técnicas e operacionais, para garantir uma viagem segura para todos". 

A empresa Azul, por sua vez, informou que reacomodou os passageiros afetados por cancelamentos em outros voos. Leia:

“A Azul informa que em virtude de condições meteorológicas adversas em São Luís, os voos AD 4640, AD4475 e AD4360 precisaram ser cancelados nesta sexta-feira (20). A companhia ressalta que a equipe local da Azul prestou toda a assistência necessária aos Clientes, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), reacomodando-os em outros voos da própria empresa. A Azul lamenta eventuais contratempos causados e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações”. 

Nevoeiro

O nevoeiro registrado em São Luís na madrugada de hoje é fenômeno meteorológico que causa grande restrição da visibilidade horizontal, que é quando a umidade se condensa próximo do solo. São gotículas de água extremamente pequenas e que ficam em suspensão perto da superfície. 

"Quando você tem essa condição, geralmente forma nevoeiro, e ontem pela manhã e pela tarde nós estávamos com muita nebulosidade, o que impede que a radiação solar chegue e aqueça a atmosfera", explica o meteorologista Hallan Cerqueira.

Nevoeiro diminuiu a visibilidade em São Luís. (Foto: Fozzie Miranda)
Nevoeiro diminuiu a visibilidade em São Luís. (Foto: Fozzie Miranda)

Para que o nevoeiro aconteça, a umidade relativa do ar precisa estar acima de 90% para que ocorra a formação do nevoeiro. Vento fraco ou calmaria (falta de vento) e baixa temperatura são outras condições importantes para a formação do fenômeno.

O nevoeiro é como uma nuvem, mas a base se forma próxima do solo. A visão do nevoeiro é como uma enorme nuvem, de cor esbranquiçada que, dependendo da sua densidade, pode impedir a visão de objetos além de poucas dezenas de metros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.