Tecnologia

Principais tendências tecnológicas no Marketing Digital para 2023

Como as novas tecnologias estão mudando o marketing digital, fique por dentro tudo que vai impactar esse mercado em 2023.

Gerson Soares / Aduela Ventures

- Atualizada em 17/01/2023 às 16h53
Imagem criada por Inteligência Artificial. (Foto: Divulgação)
Imagem criada por Inteligência Artificial. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A tecnologia tem sido uma grande aliada no marketing digital nos últimos anos. A velocidade em que as ferramentas e plataformas evoluem para atender às necessidades dos usuários é impressionante. Porém, com a crescente demanda pelo uso de recursos digitais, é importante estar sempre antenado nas principais tendências do setor. Neste artigo, vamos explorar quais são esses movimentos-chave para o marketing digital até 2023. 

O mercado de tecnologia já vem se desenvolvendo há algum tempo e isso está diretamente relacionado ao avanço das técnicas utilizadas em campanhas publicitárias online. Alguns exemplos disso são os anúncios inteligentes baseados na localização geográfica dos consumidores; o uso da Inteligência Artificial (IA) para melhorar a segmentação de público; entre outros fatores, como a imagem de capa deste artigo, que foi criada por meio de inteligência artificial que desenvolve peças artísticas e gráficas a partir de uma descrição textual.

Neste artigo, vamos descobrir quais são as principais tendências no marketing digital para os próximos três anos e como elas podem ser implementadas por meio de ferramentas modernizadas na internet.

Mas antes!

Como você faz a gestão das mídias digitais da sua empresa? Conheça o SmartDash, a ferramenta de marketing digital que usa a ciência dos dados para ajudar as marcas a alcançarem seus objetivos. Com o SmartDash, você pode implementar processos automatizados e criar uma cultura data driven na sua empresa.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Transforme grandes volumes de dados em informações valiosas para tomar decisões estratégicas e melhorar os resultados do seu negócio. Trabalhe inteligente, trabalhe com SmartDash!

Imagem criada por Inteligência Artificial.(Foto: Divulgação)
Imagem criada por Inteligência Artificial.(Foto: Divulgação)

Inteligência Artificial como Ferramenta de Marketing Digital

A Inteligência Artificial (IA) vem ganhando cada vez mais espaço no mundo do marketing digital. Desde chatbots inteligentes até análises preditivas, a IA já está sendo usada em diversas áreas para otimizar as campanhas de marketing. 

Uma das principais vantagens da IA é sua capacidade de processar grande quantidade de dados e gerar insights que não são possíveis com outros meios. Isso permite que os profissionais de marketing obtenham informações precisas sobre seus públicos alvo, bem como segmentam estratégias baseadas nas preferências dos usuários. 

Além disso, as ferramentas baseadas em IA também podem ser usadas para personalizar ofertas e conteúdos direcionados individualmente às necessidades dos clientes. Outro benefício importante da Inteligência Artificial na área de marketing é sua velocidade na execução das campanhas publicitárias. 

Com a IA, o tempo necessário para desenvolver e executar uma campanha é muito menor do que o tempo gasto por pessoal humano manualmente - permitindo assim maior agilidade nos resultados obtidos. 

A Inteligência Artificial tem ainda outras formas interessantes de auxiliar no planejamento e execução das estratégias de marketing digital: ela pode ajudar na identificação precoce de tendências emergentes; identificando oportunidades potenciais antes mesmo que se tornem aparentes; automatização da segmentação geográfica; monitoramento em tempo real do desempenho das campanhas publicitárias.

Imagem criada por Inteligência Artificial. (Foto: Divulgação)
Imagem criada por Inteligência Artificial. (Foto: Divulgação)

Machine Learning para Análise de Dados de Marketing

O Machine Learning (ML), ou aprendizado de máquina, está se tornando cada vez mais importante para análise de dados de marketing. Esta tecnologia permite que as empresas façam previsões sobre futuros eventos e tomem decisões baseadas nos dados coletados. Com o ML, é possível identificar tendências e padrões escondidos que seriam difíceis de encontrar usando técnicas tradicionais. 

Além disso, as empresas podem obter informações precisas sobre como os consumidores estão reagindo a campanhas publicitárias ou outras atividades de marketing. A análise preditiva do ML é particularmente útil na indústria de marketing digital, pois pode ajudar as empresas a compreender melhor seus clientes e otimizar sua atuação no mercado. 

Por meio desta tecnologia, é possível detectar quais conteúdos e produtos os consumidores preferem, descobrir quais são os principais fatores que influenciam suas decisões de compra e entender qual tipo de propaganda funciona melhor para alcançar um determinado grupo demográfico específico. 

Também, ela pode fornecer insights valiosos sobre onde direcionar recursos financeiros para ter um maior retorno sobre investimento (ROI). As ferramentas baseadas em aprendizado de máquina oferecem uma variedade infinita de benefícios para profissionais da área de marketing digital: desde previsão dos resultados da campanha publicitária até detecção automatizada dos canais certos para divulgação do conteúdo promocional nas redes sociais. 

Essa tecnologia também pode auxiliar na segmentação correta dos clientes potenciais - isto é, direcionar anúncios personalizados às pessoas certas - bem como monitoramento constante desses leads durante todas as etapas do funil de vendas.

Imagem criada por Inteligência Artificial. (Foto: Divulgação)
Imagem criada por Inteligência Artificial. (Foto: Divulgação)

Big Data e a Otimização de Campanhas

O Big Data tem se tornado cada vez mais importante para o marketing digital, especialmente em campanhas publicitárias. O uso de dados, análises e insights pode ajudar as empresas a alcançarem melhores resultados com menos esforço. 

A otimização de campanha traz inúmeros benefícios para os profissionais de Marketing Digital, permitindo que eles identifiquem rapidamente quais são as mensagens e formatos publicitários que estão produzindo os melhores resultados. A coleta de dados relevantes é a chave para entender como os usuários interagem com seus anúncios e conteúdo. 

Os dados podem revelar informações sobre o perfil dos clientes potenciais, assim como geolocalização, quando estão online, qual é o nível educacional e outras características importantes para direcionar as campanhas corretamente. Essas informações tornam possível direcionar anúncios precisamente para grupos-alvo específicos, economizando tempo valioso e dinheiro na criação da campanha certa. 

Além disso, o Big Data também permite monitorar as taxas de conversão das suas campanhas durante todo o processo, desde o início até o fim. Isso significa que você será capaz de verificar qual tipo de conteúdo funciona melhor nas redes sociais por meio do compartilhamento social; descobrir quais palavras-chave geram maior intenção de compra no Google Ads; avaliar gráficos detalhados do desempenho do site; analisando taxas cliques nos links promocionais etc.. 

Ao realizar esses testes regulares nas suas campanhas publicitárias você conseguirá obter insights úteis que irão te levar a um melhor desempenho por meio da segmentação personalizada dos públicos alvos.

Adriano Leite, Diretor de Dados e Produtos da SmartDash. (Foto: Divulgação)
Adriano Leite, Diretor de Dados e Produtos da SmartDash. (Foto: Divulgação)

Segundo Adriano Leite, Diretor de Dados e Produto da SmartDash, o ambiente online tornou muito mais fácil a mensuração de dados:

“É muito mais fácil mensurar dados no digital, qualquer esforço que eu tenha nesses canais possibilitam a extração de números que indicam se estamos no caminho certo ou não. Com o volume de dados que temos acesso a partir dos canais de marketing digital, é essencial que tenhamos uma visão central de todos esses dados que se transformarão em informações” Ressalta Adriano.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)


O Futuro da Publicidade Online

O futuro da publicidade online está cada vez mais promissor. Com a rápida evolução da tecnologia, tanto os anunciantes quanto as empresas que buscam alcançar o público-alvo certo podem se beneficiar de inovações significativas na área de publicidade digital. 

Um dos principais objetivos para 2023 é aprimorar a segmentação do público-alvo. A inteligência artificial e outras ferramentas permitirão que os anunciantes direcionem suas campanhas para usuários com interesses específicos e comportamentos semelhantes. Isso ajudará as marcas a melhorar as taxas de cliques e conversões, tornando seus investimentos mais lucrativos. 

Outra tendência importante é o uso cada vez maior do marketing programático e das plataformas automatizadas para oferecer anúncios personalizados em tempo real. Essa abordagem permite que os anunciantes façam alterações minuciosas no conteúdo dos anúncios, incluindo imagens, vídeos e até mesmo texto curto, dependendo da situação em questão. 

Os dispositivos wearables também terão um papel importante na publicidade online no futuro próximo. As informações coletadas por esses dispositivos utilizados por consumidores serão analisadas à medida que elas passarem pela campanha de publicidade, permitindo a otimização focada campanha nos clientes com maior potencial em receber uma campanha de anúncio específica. Além disso, esses dispositivos poderão permitir que as empresas impactem novamente audiências muito mais específicas no mercado de marketing digital.
 

É claro que as tendências de tecnologia no marketing digital mudam constantemente e estão em um estado de fluxo contínuo. No entanto, a partir do que observamos hoje, existem algumas tendências-chave para o marketing digital em 2023. Desde anúncios personalizados baseados em IA até o uso cada vez mais avançado da publicidade online. Os profissionais de marketing precisarão se manter atualizados com as últimas tecnologias para ter sucesso nos próximos anos. Se você deseja obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes, recomendamos que experimente algumas dessas técnicas agora mesmo. Assim, quando esses métodos se tornarem padrão na indústria daqui a três anos, você já estará muito à frente do jogo!

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Com o SmartDash, você pode implementar processos automatizados e criar uma cultura data driven na sua empresa. Transforme grandes volumes de dados em informações valiosas para tomar decisões estratégicas e melhorar os resultados do seu negócio. Trabalhe inteligente, trabalhe com SmartDash!

A SmartDash é uma das soluções da Aduela Ventures, o braço de inovação do grupo Mirante. Acesse o site e conheça essa janela de oportunidades!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.