Solenidade

Sebrae Maranhão empossa dirigentes para quadriênio 2023-2026

Nova gestão terá foco na inovação e atendimento ao cliente, preparando a instituição para mais 50 anos de história.

Divulgação / Sebrae

Atualizada em 13/01/2023 às 17h06
Novos dirigentes do Sebrae, que foram empossados na noite desta quinta-feira – o presidente do CDE, Celso Gonçalo de Sousa e Cristiano Barroso Fernandes (vice-presidente) com Albertino Leal de Barros Filho (diretor superintendente), Edila Neves (diretora de Administração e Finanças) e Mauro Borralho de Andrade (diretor técnico).(Foto: Divulgação / Sebrae Maranhão)
Novos dirigentes do Sebrae, que foram empossados na noite desta quinta-feira – o presidente do CDE, Celso Gonçalo de Sousa e Cristiano Barroso Fernandes (vice-presidente) com Albertino Leal de Barros Filho (diretor superintendente), Edila Neves (diretora de Administração e Finanças) e Mauro Borralho de Andrade (diretor técnico).(Foto: Divulgação / Sebrae Maranhão)

SÃO LUÍS - Um novo Sebrae com o objetivo cada vez mais nobre e desafiador que conduziu a instituição e seus colaboradores por cinco décadas até aqui: ser referência, farol e apoio aos pequenos negócios maranhenses, escrevendo o início de mais 50 anos de história a favor do empreendedorismo no Estado, tendo como principais focos a inovação e o atendimento ao cliente. 

O tom dos discursos na solenidade de posse da nova diretoria do Sebrae Maranhão foi voltado para o que o cliente e os parceiros poderão esperar da instituição no quadriênio 2023-2026. O evento, que contou com autoridades estaduais e municipais, representantes empresariais, clientes, parceiros, colaboradores e seus familiares, imprensa e demais convidados, aconteceu na noite desta quinta-feira, 12, no Auditório Darcy Ribeiro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, Complexo Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. 

A solenidade de posse dos dirigentes do Sebrae Maranhão, que aconteceu em São Luís, foi concorrida e contou com autoridades estaduais, municipais, representantes empresariais, clientes, parceiros, colaboradores e seus familiares, imprensa e demais convidados. (Foto: Divulgação / Sebrae Maranhão)
A solenidade de posse dos dirigentes do Sebrae Maranhão, que aconteceu em São Luís, foi concorrida e contou com autoridades estaduais, municipais, representantes empresariais, clientes, parceiros, colaboradores e seus familiares, imprensa e demais convidados. (Foto: Divulgação / Sebrae Maranhão)

“Assim como em todas as gestões anteriores e como todos os que direta e indiretamente trabalharam e trabalham para fortalecer a imagem e a atuação do Sebrae no Maranhão, assumimos este mandato querendo dar o nosso melhor, em um movimento de valorização e articulação junto aos nossos conselheiros – que representam a classe empresarial maranhense, os bancos oficiais, o Governo do Estado e a Academia, para que a instituição cumpra o seu papel de levar conhecimento, capacitação e novas ferramentas aos nossos empreendedores, potenciais empresários e lideranças municipais. Acreditamos que o estado continuará no seu caminho de desenvolvimento, integrando os esforços das instâncias pública, privada e do terceiro setor e tendo os pequenos negócios como protagonistas da economia”, assinalou Celso Gonçalo de Souza, empossado novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão. Gonçalo já havia sido vice-presidente na gestão 2019-2022. 

Juntamente com Albertino Leal de Barros Filho (diretor superintendente), Mauro Borralho de Andrade (diretor técnico) e Edila Neves da Silva (diretora de Administração e Finanças), além do empresário Cristiano Fernandes (vice-presidente do Conselho Deliberativo), e tendo os demais 13 membros do Conselho Deliberativo Estadual e o Conselho Fiscal dando apoio e suporte, o presidente Celso Gonçalo buscará, nessa gestão compartilhada, seguir com o propósito institucional do Sebrae de elevar a competitividade e produtividade dos pequenos negócios, promover um relacionamento acessível, integrado, resolutivo, ágil e transformador, ao mesmo tempo em que trabalha, incansavelmente, no desenvolvimento do empreendedor do futuro. 

“Não podemos pensar em desenvolvimento do Maranhão sem pensar no apoio profícuo e competente do Sebrae. Tivemos, recentemente, uma parceria empreendedora fantástica com a instituição a favor do Maranhão: o programa Cidade Empreendedora, oportunizando a 53 municípios participar desse movimento de desenvolvimento dos territórios. E desde já, quero fazer um compromisso com o Sebrae para levarmos o programa a todos os 217 municípios maranhenses que ainda não foram favorecidos com o Cidade Empreendedora, reafirmando essa firme parceria com o Sebrae. Iniciamos este ano com entusiasmo, energia e fé, acreditando no desenvolvimento do nosso Maranhão", reforçou o governador do Estado, Carlos Brandão, obtendo a validação imediata dos novos dirigentes. O chefe do executivo estadual também fez questão de referendar positivamente a última gestão, na pessoa do ex-presidente do CDE, Raimundo Coelho, que transferiu o cargo a Celso Gonçalo de Sousa no início da solenidade. 

O governador Carlos Brandão ressaltou a parceria com o Sebrae para o desenvolvimento do Maranhão. (Foto: Divulgação / Sebrae Maranhão)
O governador Carlos Brandão ressaltou a parceria com o Sebrae para o desenvolvimento do Maranhão. (Foto: Divulgação / Sebrae Maranhão)

O pecuarista Raimundo Coelho presidiu o CDE no quadriênio 2019-2022 e em seu discurso, destacou o legado de sua gestão que teve a instância deliberativa cada vez mais participativa nas decisões e orientação da estratégia do Sebrae no Maranhão, assim como encampou intensamente a interiorização das ações, tornando a instituição ainda mais próxima de seus clientes. 

“Além das soluções e dos grandes resultados que entregamos aos empreendedores maranhenses, tivemos o fortalecimento das parcerias institucionais, principalmente as realizadas com o público estadual e municipal. Ressalto o diálogo mais afinado com o Governo do Estado que possibilitou várias ações e programas de relevante peso para os nossos empreendedores. Tenho um sentimento de profunda gratidão por ter presidido o Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão e por contribuir para o desenvolvimento do estado e dos pequenos negócios que são a força maior da nossa economia”, apontou o pecuarista que ainda continuará sendo conselheiro do Sebrae Maranhão estando à frente da presidência do Serviço de Aprendizagem Rural do Maranhão (Senar) – ele também preside o Conselho Fiscal da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Assista ao vídeo do fotógrafo Matheus Sampaio, do Grupo Mirante:

Construção do Sebrae do futuro

Focada em preparar a instituição para os seus próximos 50 anos, a diretoria executiva empossada na noite desta quinta-feira tem um grande desafio: o de costurar a integração entre as ofertas do seu portfólio, as expectativas de um empreendedor cada vez mais ativo e inovador e uma sociedade mutável, sempre em busca de novidade – seja em produtos, serviços e/ou negócios.

Reconduzido ao cargo de diretor superintendente, Albertino Leal de Barros Filho, ressaltou em sua fala a gratidão por ter integrado a gestão anterior e fez um breve relato das ações, destacando a contribuição com as diretrizes do sistema Sebrae e a estratégia para tonar o Maranhão mais empreendedor, a despeito da pandemia e do pós-crise. 

“Diante de tantos resultados positivos alcançados nos últimos quatro anos e toda a experiência que tivemos, para essa próxima gestão elevamos nossas expectativas e vamos apostar significativamente em pessoas, clientes e parcerias. Acreditamos na eficácia de um trabalho cada vez mais integrado entre nossas equipes, na troca de experiências e na importância de capacitação de nosso corpo funcional. Todo esse cuidado com o nosso público interno, reverberará junto aos pequenos negócios, o cliente Sebrae a quem buscaremos estar ainda mais atentos às suas necessidades, demandas e prioridades. Ao focarmos, também, nas parcerias institucionais, favorecemos o cumprimento da nossa missão, contribuindo para o segmento dos pequenos negócios locais”, sinalizou o diretor superintendente. 

Na área técnica, o diretor Mauro Borralho de Andrade – também reconduzido ao cargo na eleição realizada em novembro passado pelo Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, ressalta que o início desse novo ciclo será movido pelo que chamam de ‘a construção e fortalecimento do Sebrae que o Maranhão e os pequenos negócios precisam’. 

“Queremos ser cada vez mais o Sebrae dos empreendedores e empreendedoras do nosso estado. Nessa perspectiva é que nos preparamos para um novo ciclo de gestão nos próximos quatro anos, cientes da responsabilidade de levar o nosso atendimento, serviços, soluções e entregas aos pequenos negócios, atuando com inovação, tecnologia, soluções de acesso a mercado e ao crédito, aliados à cultura empreendedora para fortalecer o empreendedorismo como meio de transformação na vida das pessoas, dos negócios e do ambiente legal para os empreendedores desenvolverem suas ideias e se destacarem no mercado”, pontuou Mauro Borralho de Andrade.

Estrutura e cliente interno

Para amparar a estratégia dos novos dirigentes em tornar o Sebrae cada vez mais voltado às expectativas dos empreendedores maranhenses, a estrutura da instituição precisa estar ajustada e os colaboradores focados, preparados e atuantes nas mais diversas atividades que fazem a máquina interna funcionar e realizar a missão de apoiar os pequenos negócios maranhenses. 

“Estamos focados, primeiramente, nas pessoas – nossos colaboradores, clientes e rede de parceiros e fornecedores, de maneira a valorizá-los. Quanto ao trabalho interno, o objetivo é alocar estruturas físicas e sistemas cada vez mais modernos para agilizar o nosso atendimento na ponta, sem esquecer o zelo pelos recursos que recebemos para apoiar quem luta por seus sonhos empreendedores e procura o Sebrae para ajudá-lo em seus negócios. As ações administrativas são essenciais para fortalecermos nossa atuação, tornando a instituição cada vez mais estratégica, empreendedora, eficiente e alinhada com o desenvolvimento do Maranhão e com a transformação de tantas vidas e famílias por meio do empreendedorismo”, destacou a nova diretora de Administração e Finanças do Sebrae estadual, Edila Neves da Silva. 

Veja galeria do fotógrafo Matheus Sampaio, do Grupo Mirante:

 

Sebrae Maranhão empossa dirigentes para quadriênio 2023-2026

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.