SÃO LUÍS - O prefeito Eduardo Braide (PSD) repudiou os ataques de bolsonaristas no último domingo, ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Os vândalos entraram em confronto com a polícia, utilizaram paus e pedras e depredaram prédios públicos, além de terem destruído e danificado obras de artes.
A Praça dos Três Poderes só foi desocupada no início da noite de ontem.
Para Braide, é necessário diante do atual cenário de crise, que se encontre o caminho da paz e da harmonia no país.
“O Estado Democrático de Direito precisa ser preservado. E nada justifica a violência e a depredação do patrimônio público. O Brasil merece e precisa encontrar o caminho da paz e da harmonia”, escreveu em seu perfil em rede social.
Afastamento
A decisão cita descaso e omissão por parte do governador e do então secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, que foi exonerado ontem do cargo.
“O descaso e a conivência do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e, até então, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres – cuja responsabilidade está sendo apurada em petição em separado – com qualquer planejamento que garantisse a segurança e a ordem no DF, tanto do patrimônio público – Congresso Nacional, Presidência da República e Supremo Tribunal Federal – só não foi mais acintoso do que a conduta dolosamente omissiva do governador do DF, Ibaneis Rocha, que não só deu declarações públicas defendendo uma falsa ‘livre manifestação política em Brasília’ – mesmo sabedor, por todas as redes, que ataques às instituições e seus membros seriam realizados – como também ignorou todos os apelos das autoridades para a realização de um plano de segurança semelhante ao realizado nos últimos dois anos, em 7 de setembro em especial, com a proibição de ingresso na Esplanada dos Ministérios pelos criminosos terroristas; tendo liberado o amplo acesso”, escreveu o magistrado.
A crise em Brasília chamou a atenção de lideranças mundiais, que também repudiaram os ataques.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.