FGTS

Deputado maranhense quer saque do FGTS para compra de carro novo ou usado

O projeto é de autoria de Pedro Lucas Fernandes, que defende a tese de aquecimento da economia, promoção de postos de trabalho e valorização do fundo.

Ipolítica, com informações da Câmara

Atualizada em 06/01/2023 às 10h29
Pedro Lucas Fernandes é autor de projeto na Câmara Federal
Pedro Lucas Fernandes é autor de projeto na Câmara Federal (Divulgação)

SÃO LUÍS - O deputado federal maranhense Pedro Lucas Fernandes (União) apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2679/22, que permite ao trabalhador brasileiro o saque de saldo disponível na conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de veículo novo ou usado. 

A peça tramita na Câmara e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de ir ao Plenário.

Pedro Lucas defende a tese de que a nova modalidade de saque tem potencial para estimular o mercado de automóveis novos e usados e ao mesmo tempo, valorizar o FGTS do trabalhador.

Leia também: Flávio Dino sugere indenização à família de Genivaldo

“Isso redundará em aquecimento da economia e na criação de postos de trabalho no setor. Além disso, possibilitará ao trabalhador fazer uso de seu patrimônio”, justificou.

O projeto altera a Lei do FGTS. Atualmente, o trabalhador pode sacar os recursos depositados no fundo para pagamento de financiamento habitacional e em caso de doença grave (como câncer), entre outras hipóteses.

Nos últimos dois anos da gestão Jair Bolsonaro (PL), o Governo permitiu a realização de saques emergenciais de até R$ 1 mil, por ocasião, do FGTS. 

Os recursos foram disponibilizados para todo cidadão com contas ativas ou inativas do fundo. A medida também serviu para o aquecimento da economia no período de grave crise financeira e econômica mundial provocada pela pandemia da Covid-19.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.