Mandado

Advogado candidato em 2022 tem R$ 123 mil sequestrados após fraudes

Polícia Civil cumpriu mandado judicial na cidade de Codó.

Ipolítica

Atualizada em 24/01/2023 às 06h23
Guilherme Oliveira foi candidato a deputado pelo Cidadania
Guilherme Oliveira foi candidato a deputado pelo Cidadania (Reprodução/YouTube)

CODÓ - A Polícia Civil do Maranhão cumpriu , nesta quarta-feira (4), um mandado judicial para sequestrar R$ 123.181,82 em ativos de um advogado acusado de apropriações indébitas, extorsão, falsificação de documento, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Ela já foi indiciado pelos crimes. A polícia chegou a representar pela prisão preventiva, o que foi indeferido.

Segundo a Polícia Civil, o investigado chegou a ser recentemente preso em operação da Polícia Federal e foi candidato a deputado federal nas eleições de 2022. O Imirante apurou que o advogado é Guilherme Oliveira, candidato pelo Cidadania, que obteve 30.181 votos no último pleito.

Apesar de intimado através de sua advogada, não compareceu à delegacia para ser interrogado, ainda de acordo com as forças policiais estaduais.

Prisão - Oliveira chegou a ser preso pela Polícia Federal no dia 1º de junho do ano passado, no bojo da Operação Êxodo, desencadeada com o objetivo de desmontar uma quadrilha que praticava crimes contra o INSS.

Segundo os federais, a investigação começou ainda em 2020, quando o esquema foi descoberto. Dois servidores do INSS faziam documentos falsos e os dados eram inseridos nos sistemas do instituto para concessão ilegal de benefícios, como aposentadoria por idade e pensão por morte, para pessoas que não tinham direito.

O advogado, contudo, foi solto um dia depois, por decisão do juiz Federal Saulo Casali Bahia, atuando como desembargador convocado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

O Imirante tentou contato com Guilherme Oliveira, ainda sem sucesso. O espaço está aberto a manifestações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.